domingo, 30 de agosto de 2009

Amok time

Um vulcano é um ser lógico, frio, calculista. Sua filosofia é a do mais estrito utilitarismo, eles deguem o rígido imperativo categórico com toda a crueldade kantiana. Mas engana-se quem acha que essa raça, que se tornou símbolo do universo Star Trek é incapaz de qualquer sentimento.

O conceito por trás da conduta maquinal dos vulcanos é que sua espécie fez uma escolha pelo auto-controle, como é dito no primeiro filme da série eles "enterraram nas areias seus instintos". O que não é tão verdadeiro, pra quem lembra do "pon-farr". Sua decisão foi por uma racionalidade que sobrepõe as emoções e põe em dúvida sua utilidade. Basta lembrar do 4º filme, em que, ao ser questionado como se sentia, Spock exitou, não quanto ao conteúdo da pergutna, mas quanto à sua pertinência. O certo é que ele não era vazio de emoções, apenas não via razão para considerar sobre elas.



Superar as paixões desse modo já foi o anseio de diversos pensadores. É bem comum acreditarem que a pureza do pensamento racional é mais eficiente que o turbilhão de emoções que costuma varrer a cabeça de uma pessoa normal. Também já pensei assim. Mas agora, acho que concordo com uma premissa bem recorrente na série clássica do jornada nas estrelas*: as paixões definem o homem.

Minha meta agora não é tanto a frieza matemática dos vulcanos, mas sim uma certa placidez, um desapego que permita não conter o fluxo de sentimentos, pelo contrário, conduzí-lo. Canalizá-lo eu diria, se não fosse essa carga de misticismo que a palavra vem carregando. Enfim, seria bom ter um coração disciplinado e calmo como o silêncio eterno dos espaços vazios, mas o caminho pra humanidade é sentir, com intensidade e fúria. Pois pra ser humano, é preciso ser uma tempestade.

5 comentários:

Comentador Fiel disse...

Vulcanos são eternos virgens, enquanto o Kirk come todo mundo da série.

O que você quer?

ps: Spock >>>>>> All

Poeta Idealista disse...

Era o meu maior anseio.
Mas depois da minha última e trágica decepção, acho que fiquei mais calma. Nunca pensei que pudesse ser assim, mas realmente estou muito racional ultimamente.

Ah, nunca vi Star Trek.

Comentador Fiel disse...

Poeta Idealista = HEREGE!

Lecram disse...

Cara, ele é o sheldon! Cabelo, o jeito, a roupa... :D

Intensidade, e fúria. É preciso ser uma tempestade ou então fica tudo cinza e depois é bem, mais bem difícil mudar essa cor. por mais que a calma e o bom coração disciplinado sejam tão confortáveis.

Anônimo disse...

Star Track é mara.