quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

More than zero

Se alguém quer uma indicação de um bom filme, recomendo Waking life. Não é filme pra quem se amarra em transformers-ninja explodindo numa perseguição de motos. Com facas. Waking life, ao menos do modo como eu vi, é um filme de discursos. São diversas pessoas simplesmente falando, sobre várias coisas e sempre acrescentando algo interessante. E a tirada que eu não consigo esquecer, a que achei mais marcante no filme é a fala "O abismo entre, digamos, Platão ou Nietzsche e um humano comum é maior que o abismo entre um chimpanzé e um humano comum". O desconcertante é que parece verdade.

Por que um numero assustadoramente pequeno de pessoas foi capaz de escrever seu nome na história, enquanto para a maioria a existência parece ser "uma fútil adição de zeros" ao nosso conhecimento? Ver as coisas dessa maneira pode ser um tanto angustiante. Será que dá pra garantir que você será uma desses poucos que seguram uma tênue vela no meio da escuridão geral? Ser pouco melhor que a maioria não é difícil, apesar de 50% das pessoas estarem em algum ponto da média para baixo. Mas como ser tão grande e relevante quanto o punhado de personalidade sobre os quais aprendemos na escola?

Pequenos grandes homens.


Pode parecer que uma vida só se completa gravando suas iniciais na memória da humanidade, seja com carinho ou com sangue, contudo, o fim da humanidade não precisa ser necessariamente deixar seu rosto pra posteridade. Todos, sem exceção tem algo incrível pra mostrar. A maioria apenas não sabe. Ou, mais provavelmente, nós é que não sabemos julgar. Afinal, quem pode julgar a futilidade alheia? Não será presunção demais condenar a massa ignara, desconsiderando que você pode estar no meio da patuleia? Não, a medida de um tempo bem vivido precisa ser algo além do veredito do tempo, ou da prepotente visão pessoal. Acho que me resta lembrar que a existência só se justifica como fenômeno estético, nas palavras um senhor já citado. Dessa forma, fica mais fácil pra mim responder aquela pergunta: Como pessoas comuns se tornam extraordinárias?

Fazendo da vida uma obra de arte!

3 comentários:

Poeta Idealista disse...

Sempre me indaguei muito quanto a essa questão. O que faz realmente a diferença? Colocar suas iniciais na história ou viver a vida o mais plenamente possível? O que distingue esses seres que parecem imortais de uma dona de casa que lutou tanto para subir na vida e criar seus filhos? E como esses seres que são apenas humanos conseguem se diferenciar em uma sociedade tão complexa e cheia de humanos inigualáveis? Acredito que tenha a ver com o poder ou a glória. Caso aliás muito bem exposto naquela série da BBC sobre o Robin Hood. Uma das minhas partes favoritas é quando a Lady Marian fica indignada com o Robin, porque ele a deixara (eles eram noivos) para lutar nas Cruzadas, e ela diz várias vezes que ele só fez isso porque queria glória, precisava ser amado. Ou quando Aquiles está em dúvida se vai ou não para Tróia e a mãe dele diz que se ele ficasse iria se casar com uma boa mulher e seus filhos e talvez netos lembrariam-se dele, mas se ele fosse à guerra não voltaria e seu nome seria recordado por milênios de anos. Acho que também, no final, é uma questão de Escolha e Destino, uma mistura de variáveis fatais.

Mas também acho que isso é um tanto supervalorizado. Acho que talvez você não tenha descoberto uma fórmula secreta ou feito uma grande descoberta, mas às vezes alguém estava precisando e você estava lá na hora certa e aquilo realmente fez a diferença.

Pequeno Grande Homem disse...

Fazer a diferença, a gente faz todos os dias!

....

Cara, to tentando escrever uma resposta tem meia hora, mas não consigo entrar em um texto coerente.

Vou tentar assim mesmo..

Ao mesmo tempo que você pode ser um ótimo pai(exemplo), você vai fazer diferença apenas à uma pequena parte da nossa complexa sociedade. Isso JA te torna extraordinário, mas você não vai parar nos livros de história por isso.

Acredito que um punhado de sorte seja necessária para aqueles que se juntarão às tais personalidades que aprendemos na escola. Alguns serão lembrados por ter a "oportunidade" de tomar uma decisão dificil, outros por terem a oportunidade de criar algo novo e revolucionário. Tudo se baseia em oportunidades!!!(?)

Comentador Fiel disse...

"Não é filme pra quem se amarra em transformers-ninja explodindo numa perseguição de motos. Com facas." E LASERS, e piratas, e ursos e cacete, que filme foda que seria...

Sobre o que era o assunto mesmo... a sim, eles podem até segurar a vela, mas embaixo deles tem milhares e milhares de pessoas que fabricaram a cera, o pavio, o fósforo, a caixinha...