terça-feira, 2 de março de 2010

Esquema Superpirata!


Se você foi ao cinema nos últimos tempos, talvez tenha visto uma propaganda antipirataria ridícula, em que um pai de família chega em casa se vangloriando dos filmes piratas que comprou, e logo depois seu filho lhe responde que também se deu bem. Segundo ele, pegou um brinquedo do amigo - roubou, enfim. Esquema superpirata, pra orgulhar o paizão.

Apesar de engraçada, a propaganda devia indignar. Não é muito responsável comparar quem compra um CD pirata e quem comete um furto, por exemplo. São coisas totalmente diferentes. Simplesmente comprar um artigo pirateado não te torna um criminoso. Mesmo que a APCM morra de vontade que você acredite nisso.

Semestre passado escrevi um artigo pequeno sobre download de músicas, defendendo que o compartilhamento de arquivos não poderia ser considerado crime. Nesse artigo eu defendia que o compartilhamento é bem diferente da pirataria e condenava com certo rigor a última. Pois bem, devo confessar que não obstante eu ser contra a pirataria, já (em momento remoto da minha vida...) comprei jogos de videogame pirateados. Contraditório, sim. Mas tenho meus analgésicos morais pra suportar a culpa.

Comprar um DVD pirata, não tem motivo. De certa forma é até uma coisa burra. Se você quer só ver o filme, baixe. É rápido e gratuito. Conhece o Torrent? Isso eu acredito sinceramente que é mais que legal, é justo. Mas se você realmente gosta do filme, quer tê-lo na sua estante, compre o original, ora bolas! Um DVD original quando caro é 30, 40 reais. E não é dificil achar ótimos filmes por 10, 12 reais nas lojas. Mas e os jogos de videogame?

Ai é diferente! Um DVD original é 5 reais, por aí, mais caro que um falsificado. Ao contrário, um DVD de jogo é, facilmente, 20 vezes mais caro que um falsificado! A diferença de preços é absurda. No caso dos filmes, dá pra entender e pagar um pouco a mais, já os jogos tem um valor que é simplesmente proibitivo. Esses preços são excludentes, permitem acesso só a uma parcela muito limitada da população, e não se justificam!

Acesso à cultura é um direito do cidadão, indispensável à democracia. E hoje é claro que os jogos estão junto à literatura ou ao cinema como bens culturais. Não se pode permitir que o mercado ou o Estado deixem uma parcela tão grande da população fora de um veículo que também atua na produção simbólica da sociedade. Nesse caso, comprar na feira não é imoral ou ilegal, é um legítimo ato de desobediência civil!

Ao menos tento me convecer disso!

12 comentários:

Comentador Fiel disse...

Também acho um absurdo, mas como soubobão ainda compro original, mesmo tendo que esperar um tempão pra comprar um usado com o preço de um filme novo.

Tudo para proteger nossa fantástica indústria nacional e o Dynavision... Tem cabimento?

É a mesma coisa de sobretaxar BMWs para obrigar o povo a comprar Uno.

Pequeno Grande Homem disse...

KKKKKKKKKKk ri mto do comentario do Fiel aí (ele é corinthiano?).

Enfim, concordo com você com essa frescura toda sobre cultura. Mas no quesito que eu vou citar aqui, video game não é que nem música. Veja bem, música se alastra por todas as camadas sociais, cada camada tem a sua música "tema(?)". Mas video game, video game é algo excludente desde o começo do seu conceito. Ao contrario da música, não é qualquer um que "faz" video game, e muito menos COMPRA um. Vamos lembrar que o valor de console ultrapassa o de um salario mínimo!!(ao menos no brasil =D)

É triste cara, mas o valor dos jogos só vai diminuir quando as pessoas pararem de ter esse pensamento mesquinho do "I don't pay to play!" Jogos como God of war te divertem por mais de 90 horas e você acha caro pagar R$1,00 por hora de diversão.

Voltando a falar de cultura, essa é a cultura do brasileiro mesmo. A boa e velha mesquinhagem

Lecram disse...

Sobre essas propagandas, apesar de muito mau feitas, não acho que indigne. Ali não foi pra falar que é crime comprar pirata e sim que pirataria é crime.

E ainda, o objetivo principal foi falar pra galera não -ajudar- com esse crime, de uma forma tosca mas foi isso. Uhmm, será?

Acho justificável o preço dos jogos, até pqe a indústria de games nunca foi uma coisa baratinha.

.:seria o pirata da Montilla?

John, O Lobo disse...

Filmes custam mais ou menos o mesmo que os novos jogos, pq a diferença de preço então? Fora do país não tem muita diferença de preço entre um e outro. Fikdik

E lembra da outra propaganda? "Se vc não furta uma bolsa, pq compra um cd pirata?". Enganação pura, desinformação. São coisas completamente distintas.

E sim, é o pirata da montilla!

Comentador Fiel disse...

Sou vascaíno, mas a favor da distribuição gratuita de lazer e conhecimento. =p

O preço pra se fazer um filme e o retorno é quase proporcional ao de um jogo do videogame, quando o videogame não gera mais lucro como em alguns jogos toscos do Wii.

Sempre me lembro dos protestos quando lançaram o Playstation 3 custando US$ 599,00, imaginem se eles soubessem que pagamos US$ 1.373,00 no lançamento...

Lecram disse...

"Se vc não furta uma bolsa, pq compra um cd pirata?"

Continuo com a interpretação - bem menos ofensiva. A comparação é essa, que vcê não ajude com esse crime, não se misture favorecendo.

Um bom Software hoje em dia custa não menos que 6 mil reais pra se ter em casa ou numa empresa. Autocad é um deles. O preço é a tecnologia.

Pagar por um pirata é pedir pra uma coisa que vcê gosta(a indústria) não existir mais. Por isso tem os carinhas que defendem fortemente a compra de originais, apesar do preço.

Eu não sou um deles.

Lecram disse...

Não gosto desse "fikdik". Ofensivo desnecessário.

Assim como 'enganação pura, desinformação.' Se foi direcionado como eu entendi, aacho que tá na hora de alguém se despir desse orgulho todo.

Se nãoo, ok. Nada pessoal.. só fazia tempo que eu não passava aqui Loboo. (;

John, O Lobo disse...

Vários ótimos softwares são gratuitos, aliás, muitos usados por governos são programas de código aberto. E as empresas de software mais arrojadas tem outros jeitos de lucrar, mesmo disponibilizando seus programas gratuitamente. Só olho aqui na minha tela, umas 3 páginas do google, abertas no mozilla firefox.

Esse modelo de vendas à la Microsoft é ultrapassado, cara.

E dizer que uma coisa é crime sendo que não é, é uma campanha desonesta. Mentira pura e simples.

Pequeno Grande Homem disse...

Relaxa Fiel, foi só um trocadilho com a torcida "fiel" =P.

Então utilize os softwares ótimos e gratuitos. (mode hipócrita ON kkkkkkkk)

Cara, eu pago caro por um jogo q me mantenha entertido por muito tempo.

O problema, é que a gente ta acostumado a ter variedade de jogos. Lembra das promoções da feirinha? Compre seu PS e leve 10 jogos -- pois é, a maioria deles vc não iria nem zerar e não teria tempo nem de explora-lo direito.

Um desenvolvedor não faz um jogo pra você joga-lo pela metade. Ele faz para você joga-lo inteiro, e merece receber pelo mesmo. Mas aí vem um babaca, compra um jogo pirata, e nem ZERA a po**a do jogo, desmerecendo o desenvolvedor e a obra.

Eu to pouco me lixando pra quanto custa um DVD de filme, só sei que não pago o preço de um filme. O de um jogo eu compro MESMO.

Meu nome é Enéas!!!

Comentador Fiel disse...

aeeehuhaehaeuhauhaehuhauhhea

nisso eu concordo, acho que o trabalho de m Kojima ou de um Miyamoto deve ser valorizado, e por isso eu também compro jogos originais. No meu último videogame eu devo ter gasto umas quatro vezes o valor do console em jogos. E zerei todos 100%.

Na verdade falta pegar algumas armas do Warrior Within e zerar Viewtiful Joe no ultramegafucker hard.

O problema é que a gente paga caro demais, não entendo como um jogo de pc é 100 reais e um de videogame é mais que o dobro, sendo que no exterior o preço é quase igual.

Pequeno Grande Homem disse...

É..é complicado não ter uma indústria nacional de games..se tivéssemos uma (que concorresse de verdade, ou ao menos fosse a representante de alguma empresa grande (exatamente como fizeram com os carros, FIAT 'do brasil' e etc) aí sim as coisas melhorariam. O problema é que nosso governo não faz nada por isso. Talvez seja uma falha cultural, as pessoas não vêem o Video Game como uma fonte de conhecimento. Podemos ver no exemplo de casa, onde nossos pais mandam a gente sair do VG pra ir estudar. Mal sabem meus pais que aprendi Inglês jogando Zelda! Desenvolver games é uma fonte e tanto de lucro, mas tuo que nosso país é capaz de fazer é exportar futuras mentes brilhantes!

Pequeno Grande Homem disse...

Ah, sobre o exemplo de estudar no video game...vale lembrar que TUDO tem limite kkkkkkk