quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Da coragem

Sempre foi minha visão que coragem significa aceitar com serenidade aquilo que você não pode mudar. Seria agir de acordo com o que é necessário, independente da dor, ou dos prejuízos que você causaria a si mesmo. Sempre achei que coragem era transcender o eu e fazer o que é certo.
Um filósofo um pouquinho mais relevante que eu, Aristóteles, dizia, porém, que a coragem era o substrato das outras virtudes, porque representava a força de vontade necessária para se manter firme aos seus ideais e princípios. Tudo bem, concordo 100%.
Mas quando eu vou pôr em prática as duas formas de coragem, posso cair (e caio) em um paradoxo. O que acontece se meus princípios me dizem para agir de maneira que racionalmente não é a "justa" ou "certa"?

Sob qualquer ótica, posso estar fazendo algo correto, mesmo que seja extremamente difícil para mim, é algo que eu não quero em absoluto. Mas é necessário e por isso ajo assim. Seria eu então um corajoso? Um símbolo de perfeição estóica.
Porém meus princípios me condenam, acusando-me de trair não uma pessoa, mas meu próprio sentimento. Aquilo em que eu acredito me fazer querer resistir a tomar essa atitude radical. Olhando pela minha definição, considero-me o mais covarde dos homens. Sinto mesmo esse tremor ignóbil por todos os cantos deste mesmo blog, por exemplo. É preciso fazer o que se tem que fazer, é preciso dizer o que se tem que dizer. E muitos vezes acho que o que aqui está escrito deveria ser dito.

No fim, acho que minha própria idéia de coragem prevalece. Pelo menos pra mim. Mesmo com dano meu, preciso fazer o que a lógica impõe como certo.

Frase do dia: "Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo." - Gustave Flaubert

11 comentários:

Inteligencia insana disse...

'aceitar com serenidade aquilo que você não pode mudar.'
Considero isso um conformismo.

Poh John Chega logo na mina que você ta afim e pronto. Coragem rapaz.

John, O Lobo disse...

HAuhauah
Pode deixar, Naldo!

Non, non. Coragem pra mudar o que pode ser mudado, serenidade pra aceitar o que não pode e sabedoria pra diferenciar.

Comentador Fiel disse...

Ele já tá namorando...

enfim, coragem é a capacidade de tocar um foda-se pro mundo e fazer o que te traga o maior benefício pra ti.

mas concordo em arte com as duas visões.

Rábula disse...

concordo que é preciso ser extremamente mais sábio e corajoso pra aceitar o que não pode ser mudado do que pra ficar acreditando que vai mudar o imutável. Até por que, se você tiver a coragem de aceitar que há coisas que não se pode mudar é possível usar a energia que você gastaria (inutilmente) tentando mudar o imutável para mudar o que realmente pode ser mudado. No final das contas você converte a energia dissipada em energia útil.


Ah, acho que você deve fazer o que não trai seus princípios, independente se é certo ou errado. E você há de concordar comigo que não existe certo ou errado sem que haja um ponto de vista. Portanto o certo pra mim pode ser errado pra você. Pára com essa visão absolutista, extremista, taxativa de certo e errado.

E, por último, não existe nada errado, para mim. Há a forma errada de se falar. Com bons argumentos implanta-se qualquer coisa como certa.

beijomeliga

Inteligencia insana disse...

Estou confuso...mudar o imudavel que pode ser mudado, o imutaval.

Mas emfim.

uuuuuuhhhhmmmmmm, ta namorando contra quem John? brinks.

O champs foi mais direto -tocar o foda-se. Acho que é isso, claro embasado em você acredita, na sua ética.
O que é ética?
Resposta: É não correr na rua pelado.

=]

Comentador Fiel disse...

se eu soubesse a definição de ética no começo do semestre a história de Ética e Direito seria diferente.

Rábula disse...

iae xuxu, sumiu do blog alheio.
Comentadorinfiel

Bruna Pereira disse...

O justo nem sempre é o certo, a gente observa isso todos os dias e em todos os lugares.
Então seriam covardes todas as pessoas que escrevem ao invés de falar?
Acho que nem tudo tem que ser dito, e isso não torna de você um grande covarde.
Isso tudo muda com o tempo John, você vai ver que mais dia menos dia você vai se sentir a vontade pra falar pra todo mundo o que você escreve aqui.
E volto a repitir, não se sinta um covarde por isso...não mesmo.

Bruna Pereira disse...

O justo nem sempre é o certo, a gente observa isso todos os dias e em todos os lugares.
Então seriam covardes todas as pessoas que escrevem ao invés de falar?
Acho que nem tudo tem que ser dito, e isso não torna de você um grande covarde.
Isso tudo muda com o tempo John, você vai ver que mais dia menos dia você vai se sentir a vontade pra falar pra todo mundo o que você escreve aqui.
E volto a repitir, não se sinta um covarde por isso...não mesmo.

Bruna Pereira disse...

Ops, duas vezes hauahuah

Anônimo disse...

É preciso coragem para enfrentar o que dizem ser certo ou ser justo. O que separa a justiça da injustiça é tão invisível e tão insignificante quanto o que separa a sociedade de sua própria fragilidade.

Bom texto! Parabéns!!
Abs.