quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Happy new year!


2009 será uma ano com muita coisa boa para comemorar! E com outra nem tão legais para relembrar.

Nesse ano o Gsto félix fará 90 anos. Comemoraremos 80 anos da crise de 29 com outra crise mundial. Também completam quatro vintenas o legendário ator mexicano Roberto Gómez Bolañoz e a belíssima Audrey Hepburn.

Há 70 anos se iniciava a maior guerra já vista pela humanidade. A escuridão do totalitarismo parecia encobrir o futuro da Europa. Ferdinando Franco toma Madri e põe fim à Guerra Civil Espanhola, A Alemanha Nazista se expande pela Europa sem resistência. A polônia é destroçada pelas tropas de Hitler e Stalin. Ao menos a Finlândia dá um bom trabalho pra URSS na guerra do inverno.

Dez anos mais tarde, o mundo entra em novo período de tensão. Começa a Guerra Fria. A URSS testa sua primeira bomba atômica e os dois pólos dessa guerra ficam bem definidos. Símbolo do período, a Alemanha á dividida. Surgem as Repúblicas Federal e Democrática da Alemanha, lado ocidental e oriental respectivamente. Pra fechar, também em 1949 o socialismo é implantado na China e nasce a República Popular da China.

Em 1959, Maurício de Sousa desenho o Franjinha e o Bidu, assim começa a história dos maiores quadrinhos brasileiros. 69 foi um ano beeem mais movimentado hehe. O mundo se reuniu para ver um homem, pela primeira vez, pisar na Lua. Nos estados Unidos, Woodstock criou uma Era. Já 79 não teve muita coisa boa. Revolução no Irã, Invasão no Afeganistão, Reféns em uma embaixada americana... nada de novo.

Já 1989, esse sim foi um grande ano! Enquanto o mundo socialista caia, nasciam a World wide web e este jovem que vos escreve! Nesse mesmo ano ocorreram os primeiros ataques da Taturana oblíqua em Passo fundo. Tenso! Sim, foi um ano simbólico. Em 1999... bem, lançaram Star Wars episódio I! Apesar de não ser o melhor, ainda é Star Wars! Ah, também teve o Bug do milênio!

E enfim chegamos a 2009. Espero que seja um ano com mais boas notícias que os outros. De qualquer forma, esse será um ano para se olhar muito mais para o céu. Peguem sua lunetas pois será o ano internacional da astronomia! Que seja um ano de muitas descobertas então. E, anotem, será um dia da toalha memorável!


7 comentários:

Jananá disse...

falar em décadas falou comigo rs
eu queria ser uma hippie louca amiga do jim morrison e do donovan e viver nos anos 80 pra dar uma volta no deloren -+- sacou

Comentador Fiel disse...

a semelhança é que eu não gostei de nenhuma desses acontecimentos.

Rábula disse...

você nem mencionou Cuba em 59.

John, O Lobo disse...

Po comentador, eu me amarro no franjinha! Sempre com esquemas sensacionais pra conquistar o coração da marina!

HAuhau foi mesmo rábula, irônico, pois foi exatamente isso que me deu a idéia do post.

ok disse...

Em 2009, a Mãe Dináh (Terapeuta Holística, sensitiva e intuitiva com percepção extra-sensorial)disse que o Vasco vai voltar pra série A. \o/
kkkkkkkkkkkkkk.

V. disse...

"69 foi um ano beeem mais movimentado hehe"
Eu ri.

Natália disse...

Eu acho que 89 foi o ano mais legal de todos e tenho dito.