segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Não é "apesar", é "por causa"

Se eu fosse fazer listas de prós e contras das pessoas... eu não ficaria com ninguém.

Todo mundo tem seu ideal de par-perfeito. Todo mundo procura a tampa da sua panela. Eu também idealizo uma garota perfeita, mas sou meio descrente quanto a essa imagem de perfeição porque na verdade, nunca gostei de uma garota que batesse com esse perfil. Veja, não falo de mera atração, mas de algo mais profundo, um sentimento meio febril que revira o estômago e só acontece muito raramente.

Já gostei de garotas por seu orgulho e teimosia, de outras por sua timidez e humildade. Já fui atraído por altas e baixas, por garotas que falam de mais ou que falam de menos. Desde aquelas mais mainstream até a que achava que respirar oxigênio é clichê. Mas no fim das contas, nunca sequer conheci uma garota que fosse representação fiel da Forma que eu imagino. Percebi que o que me atrai de verdade são as pequenas falhas, porque são elas que nos tornam... humanos.

A perfeição é a mais terrível das tragédias e deveria inspirar o mais absoluto desespero em qualquer um que ame a emoção da descoberta e o prazer de ver o mundo com uma visão cada vez mais aberta, nutrida diariamente por novos olhares. E são as imperfeições de cada pessoa que a tornam tão única, tão desafiadoramente atraente. Reivindico então o direito de me apaixonar pelas mais deturpadas idiossincrasias, pela fala resmungada ou pelo olhar retraído, assim descobrindo um mundo completamente diferente a cada instante. E de mudar de opinião, afinal, condenado à incompletude e à impermanência, o bem mais precioso é a capacidade de pular de um referencial pra outro sem se perder.

Não acho que uma garota deva ser linda, ou muito inteligente, ou muito qualquer coisa. O importante é que ela seja bela por si mesma, pelos pequenos detalhes que a fazem ser quem é. Já não espero uma garota perfeita, Pelo menos para mim já é um grande avanço se ela entender porque eu gosto de Heráclito.

7 comentários:

Natália disse...

Concordo plenamente.
A construção do caráter humano está nas falhas e nas faltas.
Encontrar a pessoa nos moldes perfeitos é impossível, mas na sua procura encontrar alguém especial é tudo que se pode querer.
Ótimo texto :)

Daniel Seixas disse...

Conto duas cocotas que gostei no sentimento febril. Uma completamente diferente da outra. A primeira foi quando era muito jovem. Atualmente quero distância daquele tipo. Já a segunda é bem mais próxima do que procuro hoje.
O que procuro? Alguém com que eu possa viver sem muitas rixas e brigas, que são inevitáveis. Em outras palavras, uma relação em paz. Difícil! Nosso egoísmo deixa essa missão bem complicada.

V. disse...

sempre que eu venho comentar aqui eu me sinto idiota e/ou burra.
mais idiota ainda é pensar que eu deveria dizer algo inteligente, quando na verdade eu pouco me importo em falar bonito.
eu gostei do seu texto, de verdade e simples assim.

Diaz disse...

Que bonito, mano joe! Realmente concordo. A perfeição não vale a pena. Nada como descobrir um novo alguém em quem você ama a cada dia, e melhor do que isso é ser surpreendido pelos defeitos que na verdade são qualidades...
hahahaha!
enfim..shalom!

Comentador Fiel disse...

se eu fosse mulher você tinha tentado me pegar, pronto falei!

e se me pedissem para descrever seu tipo de garota eu diria que é aquela que ama pelo simples prazer de amar, que vê a beleza nas pequenas coisas.

Mandy disse...

john, quem é Heráclito?
huahuahuahuahuhua
saudades de vc

Luara Quaresma disse...

Você escreve intensamente bem.