quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Externalidades

Olá, muito prazer, eu sou a pessoa mais arrogante, orgulhosa e cheia de si que você jamais irá encontrar.

Sou tudo isso, porque acho que posso fazer qualquer coisa. Porque acredito que não há limites pro que dá pra fazer, basta querer o bastante e se esforçar pra isso. Muitos acham que pensando assim me torno o candidato perfeito a sofrer infinitas frustrações e desapontamentos. Algumas pessoas até se irritam comigo, quando digo que não sou o suficiente, que ainda preciso me tornar melhor, ou coisa do tipo, antes de conseguir o que eu quero. Então acho que é válido tentar explicar mais ou menos como é que eu vejo isso tudo.

Obviamente eu não acho, nem espero, que todas as minhas vontades sejam satisfeitas. Já passei da idade pra isso. Quando eu digo que é possível alcançar qualquer objetivo estou mentindo. Qual a surpresa, pessoas fazem isso. Não acho realmente que eu posso ter tudo, penso, na verdade, que tendo isso em mente, o esforço pra conseguir vai te levar a algum lugar, mesmo que não seja aquele em você tanto queria estar. Um exemplo bem simples: no filme Beleza Americana, o tio de meia-idade se apaixona pelo broto amiga da filha dele. Primeiro ele fica perplexo, gaguejante. Até certo dia, em que ouve a menina comentando que até daria mole (e outras coisas) se ele fosse mais musculoso. Daí pra frente o cara resolve ser menos pamonha, faz musculação, se alimenta melhor, fica mais corajoso e vivo. No final, ele nem pega a cocota, mas e daí? Ele agora é um homem melhor, mais satisfeito consigo mesmo, mais feliz. Ele usa uma paixão descontrolada pra crescer.

É por isso que eu não me importo em acreditar que eu preciso crescer mais antes de conseguir alguma coisa. Não é senso de inferioridade. É uma crença forte de que eu posso sempre ir um pouco além. Acreditem, eu sei o que é não conseguir o que se quer. Eu sei o que é se esforçar e continuar achando que você é pequeno e insuficiente. Porém, mais importante que conseguir o resultado esperado, é avaliar tudo em que você de fato progrediu.

Ok, pode dizer que no fim das contas a garota de quem eu gostei por anos nunca olhou pra mim. Mas pra chamar a atençao dela eu ganhei uma vaga na universidade e abandonei a vida de gordinho de óculos.

Não me parece exatamente um fracasso total.

8 comentários:

Mandy disse...

Você tem problemas!



by Amanda (a pessoa que realmente se irrita com esse discurso do John)

Anônimo disse...

Não é certo dizer que se pode alcançar tudo. O esforço é a chave de tudo. Não sou tão otimista, apenas realista comigo mesma, eu tento realizar meus desejos exclusivamente meus e subir mais um degrau, e se nada dá certo, bola para frente :)

Poeta Idealista disse...

"Olá, muito prazer, eu sou a pessoa mais arrogante, orgulhosa e cheia de si que você jamais irá encontrar." - discordo totalmente disso.

De resto, concordo. Vale a pena se esforçar, mesmo que nem sempre você consiga o resultado final. Às vezes nem seria tão bom quanto você imaginava e tudo o que você conseguiu por se esforçar é realmente gratificante =}

Rábula disse...

Primeiro, eu quero comentar sobre o post passado.

"Tudo bem, nem todo homem precisa querer ser uma rocha. Só os que valem algum respeito"

Além de totalitário e absolutista é sarcástico como Voltaire.


Quanto à sua "arrogância", não julgo que seja problema algum. Desde que não nos faça desmerecer tudo o que conseguimos e apenas dar valor ao que não conquistamos, toda ambição é saudável e motivação. É preciso reconhecer a canquista, curti-la e não acomodarmo-nos.

Comentador Fiel disse...

Sua visão me lembra a do paciente que ao ser informado que teve sua perna amputada, afirma:

-Ainda bem que não foi meu irmão, que é atleta.

Cada dia mais acredito que racionalização excessiva está ligada com o otimismo e não com o pessimismo.

Creio que o pessimista seja mais refém das sensações.

Anônimo disse...

Puts, eu também queria muito ter conhecido ele. :(

Lecram disse...

Dois posts!
Ah, o esforço sempre vale a pena.
Mesmo se a gente não consegue chegar no objetivo maior, no caminho tem as consequências do esforço, que no fim acabam sendo até melhor que o próprio objetivo inicial.


hahaha
Acreditem, o último parágrafo é ver-da-de. Seu exGordinho de óculos!

Natália disse...

eu acho que nada é um fracasso total se vc aprende alguma coisa, eu já me ferrei, mas valeu a pena.
acho que vc tem todo direito de ser orgulhoso, especialmente, pq vc busca melhorar e se melhora tem que ter orgulho MESMO.