segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Filosofia prática comendo o miojo

Não me agrada a ideia corrente de que filosofia é algo abstrato, sem função, que não se aplica a nada. Criar ideais, desenvolver noções imateriais, abstrair enfim, tem seu valor. Mas acho que a filosofia não para ai. E digo isso com a propriedade de quem entende nada de filosofia.

No post anterior disseram "Po, crescer juntos é uma ideia bacana e tal, mas como se faz isso? Na teoria é fácil" ou coisa do tipo. Pois bem, de fato, a mera afirmação não tem grande valor. Então vamos pensar em como o que eu disse vira prática.

Certo, pra começar é bom definir o que seria esse crescimento. Particularmente gosto de pensar que se refere a um aumento na sua potência, tida como o leque de possibilidades que a pessoa tem de afetar e ser afetada pelo mundo. Então te faz crescer aquilo que aumenta a intensidade da sua experiência com o mundo e o número de maneiras com que você pode se relacionar com ele.

Com esse conceito em mente, entendo que duas pessoas crescem juntas - e aplico isso a qualquer relacionamento - quando de alguma maneira ajudam uma a outra a experimentar a vida de maneira mais intensa. Um exemplo: conheci um jovem que namorava uma bela garota dançarina de Zouk. E como dançava bem a menina! Só que o moleque não sabia mexer as cadeiras e morria de ciúmes da cocota com outros caras. O que o bendito do rapaz resolveu fazer? Proibiu a menina de dançar! É, mas foi-se o tempo em que dava pra proibir uma mulher de alguma coisa - bons tempos de Brasil Império - o resultado é que os dois se separaram.

Agora percebam; a atitude certa para o garoto seria ele aprender a dança. Isso, além de resolver o problema de ver sua namorada o tempo todo com outros sujeitos, ainda traria um aumento de potência pro próprio rapaz, que teria contato com uma forma nova de experimentar o mundo. Mas a atitude dele foi contraproducente. Além de ruim pra si mesmo, ao se privar do novo, ainda tolhia da garota as capacidades dela.

Prender alguém é algo que não dá certo. Nietzsche, em sua genealogia da moral, dizia que não se pode esperar que a força se exprima como fraqueza. O poder só se expressa como poder, tentar que alguém exerça sua potência é justamente ir contra isso.

Um grande amigo certa vez me disse: "Preciso de uma garota que me estimule". E eu concordo totalmente. Precisamos de pessoas que nos façam querer ler, dançar, correr, aprender, brincar, viver! Uma relação ideal então é aquela em que ambos mudam um ao outro, mas sempre pra melhor e nunca de uma vez. Porque como ensinou Spinoza, mudar é morrer.

2 comentários:

Poeta Idealista disse...

Concordo até certo ponto. Vivenciar coisas novas estimulam um relacionamento a continuar. Mas é uma visão meio simplista.

Pra mim, está mais relacionado à complexidade. Eu não gosto de pessoas simples demais, o que é ruim em certo aspecto.

E também enjoei de macarrão instantâneo!

Comentador Fiel disse...

Quer dizer que se a cocota for ninfomaníaca, o cara tem que aprender a dar?

brincadeiras a parte, faz sentido o texto.