segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Filosofia barata em 2 miojos

A existência só se justifica como um fenômeno estético. Assim Nietzsche fundamentou o maior ataque já realizado contra a moralidade moderna. Até agora estou tentando entender bem o que isso significa, e pode apostar que ainda vou escrever um pouco mais sobre isso depois que compreender melhor, mas agora acho interessante notar que, ao contrário do que dizem, não há niilismo em Nietzsche. Se ele retira a medida da ação do que é bom, ele a desloca para o que é belo. O que mais me atrai em sua filosofia é que o homem, desse ponto de vista é transformação, uma etapa no caminho pra algo melhor. Somo um passo entre o animal e o além-homem, ou nas palavras do filósofo, "Somos uma corda sobre um abismo".

O devir está na natureza humana, somos constante mudança, e impedir isso é destruir toda a potência que há em alguém. Potência no sentido que foi forjado por Spinoza. A capacidade de afetar ativamente o exterior. Por essas e outras é que eu concordo com Woody Allen no filme Annie Hall, em que ele compara relacionamentos a tubarões. Ambos precisam estar em constante movimento para sobreviverem. Tentar parar isso e domar o outro é tolher sua capacidade de crescer e creio sinceramente que a ideia de um relacionamento é que as pessoas cresçam juntas. Se uma delas não dá valor ao outro, ou o vê como propriedade sua e não como um igual, o que sobra nas suas mão é um tubarão morto.

E é assim que em um post escrito em 6 minutos eu junto Nietzsche, Spinoza e Woody Allen.
Boa, campeão!

10 comentários:

John, O Lobo disse...

Atençao, este é o Post nº250, acendam os fogos!

Comentador Fiel disse...

Relacionamentos são iguais tubarões:

Podem arrancar pedaços bem grandes de você, te deixar incapacitado ou ainda te deixar morrendo em um sofrimento excruciante...

ps: acho que em seis minutos eu faço um post envolvendo o super Mario, Marx, Gramsci, Sonic e os Ursinhos Carinhosos

John, O Lobo disse...

Todos são histórias para crianças?

Rábula disse...

Marx? Para crianças? Enfiou o dedo na ferida do comunista.

No mais concordo com você. Sobre os relacionamentos também. A teoria é linda, mas a luta diária é para colocar em prática essas ideias de não-propriedade; não tolher a capacidade de crescer - tanto sua quanto do companheiro.

Não acho que Nietszche tenha conseguido várias gatas na vida dele... é igual padre ensinando como ter um bom casamento e um bom relacionamento com os filhos.

John, O Lobo disse...

Nietzsche não ensina isso, ele era um misógino amargurado.

Mas aposto que os brotos se derretiam por aquele bigode!

Poeta Idealista disse...

Relacionamentos são complicados, abstenho-me de fazer um comentário mais construtivo.

E ah, Nietzsche é uma gracinha, eu pegaria!

Poeta Idealista disse...

era* né

Comentador Fiel disse...

Adorei, o filósofo que foi eleito o filósofo do milênio, por pessoas que realmente entendem alguma coisa de filosofia (talvez pela minha falta de conhecimento eu ache que o Kant é o filósofo do milênio) e um jovem que defendia a expansão do conhecimento para todos sendo chamados de histórias para crianças.

Pior, o jogo que revolucionou e salvou a indústria de games, que criou a jogabilidade 3D que a gente conhece hoje, foi o primeiro a usar alavanca analógica, é atualmente o melhor jogo da geração segundo a mídia especializada e se não bastasse é o jogo mais vendido de todos os tempos e um símbolo dos videogames, conquistando pessoas de todas as idades...

Pro Sonic você pode repetir o discurso acima e adicionar "nos anos 90" no final.

Ursinhos Carinhosos são meio indefensáveis.

Sério John, se for pra iniciar uma polêmica, inicie de maneira decente para que pelo menos crie uma vontade de discutir e não com argumentos fortes como:

"ele é feio e bobo"

Francamente...até uma discurssão sobre a vida pessoal do número 4 ou do número 8 do time comunista do totó dava mais conversa.

ps:pegava o Nietzsche.

Comentador Fiel disse...

ps²: Fiquei mil vezes mais puto por causa da crítica ao Super Mario, quanto as outras duas eu nem liguei.

Comentador Fiel disse...

mas eu não neguei que eles eram personagens infantis. Neguei e ainda nego que sejam histórias infantis, tem tanto simbolismo naqueles bagulhos que dá pra colocar Marx neles. A idéia principal pode até ser bobinha (derrotar o Bowser ou o Eggman),mas as side missions trazem reflexões bizarras.

Outros exemplos de personagens infantis com hitórias adultas são o coyote e papaléguas, além do exemplo clássico do pequeno príncipe ou de 90% dos personagens da Marvel ou até mesmo da Disney.

ps: eu sei que é de mimimi, por isso nem liguei muito =p