quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A semelhança entre conceitos e linguiças



Conceitos são como o coração desse pandinha amargurado

Uma das primeiras coisas que deviamos aprender num curso de humanas é o que é um conceito. Sim, o conceito de conceito. Já vi muita discussão acontecer porque as pessoas não sabem ao certo o que é um conceito. Aliás, quase todo debate infrutífero surge daí.

O conceito por si é como uma caixinha vazia... ou uma linguiça. São vazios e precisam ser preenchidos com alguma coisa. É só uma palavra que a gente preenche com um significado. Dessa forma, o mesmo conceito pode ter diversas definições pra cada pessoa e, normalmente, cada disciplina dá significações diferentes pra seus conceitos.

Então, só queria mesmo lembrar que pra um hipotético debate honesto - no qual já não acreditando tanto - o primeiro passo é afinar conceitos. Em geral as pessoas discutem porque estão usando conceitos diferentes pra mesma coisa, ou dando significados diferentes pro mesmo conceito. Ou seja, quase todo bate-boca acontece porque as pessoas estão usando linguagens diferentes. Cuidado com isso!

6 comentários:

Daniel Seixas disse...

Pessoas diferentes visões diferentes, fato.

Poeta Idealista disse...

ué, linguiças sao vazias por dentro? o.O

isso me lembrou a frase do cara do caREL naquela assembleia...

e eu gosto de uma boa discussão terminológica.

Comentador Fiel disse...

Fato é:

Isso é desculpinha de quem perdeu o debate. =P

ps: 90% das discursões são inúteis.

Pequeno Grande Homem disse...

é discussão ou discursão???

e esse seu texto não acrescentou nada à minha linguiça hhohoho!

Comentador Fiel disse...

discussão.

erro meu.

Prof. Ferrari disse...

Interessante a abordagem. Conceitos são ainda mais como lingüiças: você tem que usar sem pensar no que tem dentro, pois só tem merda.