domingo, 17 de maio de 2009

Humildes orgulhosos

Orgulho é o que move o mundo. Assim como todos os sete pecados capitais, ele é necessário em certa dose. É preciso ter orgulho de si mesmo pra se fazer respeitado. Nada mais charmoso em alguém que uma pitada de arrogância. Até porque uma pessoa exageradamente subserviente, parece incutir nos outros um pouco de desprezo, ou melhor, um tanto de desrespeito. Orgulho é necessário, pra que o ser humano possa olhar nos olhos de outro sabendo que encara um igual.

*Frase do dia: "Quando enferrujar, não poderá cortar novamente. Quando perder o controle, rasgará meu corpo em pedaços. Sim, o orgulho se parece com uma lâmina."

Humildade por outro lado é até mais importante. Sem a humildade de reconhecer que muitas vezes você é fraco e incapaz, é impossível se tornar melhor. O progresso contínuo, única chave que eu acredito existir pra ser uma pessoa melhor, só pode ser alcançado quando você abaixa a cabeça e reconhece que foi leviano, inconsequente e procura não cometer os mesmos erros. É preciso aceitar os próprios erros.

*Frase do dia²: "“Foi o orgulho que transformou anjos em demônios mas é a humildade que faz homens serem como anjos”. – Santo Agostinho

2 comentários:

Rábula disse...

Acho muito reducionismo dizer que o orgulho move o mundo.

E hoje humildade parece significar muito mais não assumir suas qualidades e sempre ter um discruso subserviente do que isso que você disse.

Comentador Fiel disse...

humildade também é importante para se ter sempre um elemento surpresa...