domingo, 14 de junho de 2009

Não sonho com ovelhas elétricas.

Se todos os dias um cara substituísse parte de seu corpo por uma máquina, e continuasse assim até que no final seu cérebro fosse trocado por um processador, mantendo todas as memórias e a consciência. Esse cara ainda seria humano? E se ao invés disso o cara fosse sendo construído do nada, com o mesmo resultado final?

Enfim, o que faz a humanidade de um ser humano? Difícil dizer quando encaramos a possibilidade de criar seres tão capazes de raciocínio e moral quanto nós mesmos, porém totalmente à parte de nossa linhagem. Mais difícil ainda quando lembramos de quão desumanos nós conseguimos ser.

E o engraçado é que justamente quando percebo que sou capaz de me irritar, que estou sujeito a agir irracionalmente ou a machucar alguém, é que lembro que sou um humano, igual a todos os outros, nem melhor nem pior. Só mais um em um oceano de 6 bilhões.

Talvez pra conhecer nossa humanidade, seja preciso olhar para o lobo que se esconde dentro de nós.

4 comentários:

Comentador Fiel disse...

não seria humano pois não teria medo, afinal seria teoricamente imortal e facilmente consertado.

Não que o medo defina a humanidade, mas é essencial.

Pequeno Grande Homem disse...

Pois é, acho que a resposta seria quase a mesma que separa o homem dos outros animais..mas é um imenso paradoxo pensar em um robô humanizado...provavelmente ele nunca seja 100% humano, mas quem sabe um pouquinho =P

Rábula disse...

Bom, se esses seres construídos do nada tivessem a capacidade de ser hipócritas com certeza seriam humanos.


PS: cheguei no msn mas você já tinha saído.

Pequeno Grande Homem disse...

HAUEHAIUE hipocrisia = humanidade, ou a cabeça dele é muito fechada, ou a minha.