segunda-feira, 1 de junho de 2009

Quero ser grande

Meus colegas costumavam dizer que os alunos que entram na faculdade pelo PAS eram mais imaturos que os que passavam pelo vestibular. Segundo eles, os jovens calouros ficavam estudando no ensino médio e, como não aproveitaram a vida espinhenta de adolescente, não eram tão maduros quanto os outros. Como eu sou do contra, sempre discordei. Ao menos do meu ponto de vista, a atitude desses moleques de ter se empenhado em um projeto de longo prazo sacrificando um pouco da vida boa do momento revela um pensamento muito mais adulto que o dos outros.

Mas pensando melhor nisso, vi que essa discussão era meio sem sentido. Afinal, o que é uma pessoa madura? Pra começo de conversa, dizer isso é assumir que existe um modo de pensar geral dos adultos e que esse modo é melhor que outros. Finalmente, quem sou eu pra falar de maturidade, aqui do alto dos meus quase quatro lustros de vida? Logo eu, que ainda to aprendendo a crescer.

Saber o modo correto de agir, quer seja ele com a seriedade de um adulto turrão ou com a pirralhice de uma criança, é uma daquelas coisas que eu não tenho grande pretensão de descobrir, a não ser quando eu estiver bem velhinho e olhar pra trás. Agora, porém, não faço idéia do que é ser madura. Quem souber me explica, por favor..

Ou me arruma uma moeda


4 comentários:

Rábula disse...

nunca serei grande.

Comentador Fiel disse...

acho que eu nem ligo pra isso.

Unknown disse...

talvez ser maduro e ter experiencias de vida suficientes pra sempre se ter a resposta certa ou a atitude certa.
Ou talvez nao existam atitudes ou respostas certas e sim a consciencia de que o mundo é vasto e complexo o bastante pra se existir certo e errado.

Natália disse...

eu ligo muito pra isso,
crescer me importa, mas n sei bem como acontece, quando de fato a adultice bate