domingo, 21 de dezembro de 2008

Abiogênese do carinho

Primeiro, recados da paróquia:

Hoje é solstício de verão, então peguem suas capas coloridas e dancem em volta de fogueiras matando virgens SEUS PORCOS PAGÃOS! ............ Brinks

Esse foi portanto o dia mais longo do ano e no qual o sol esteve no seu ápice.
Tinha outros recados mas eu já esqueci. Enfim, vamos oa post em si.

Começo explicando aos jovens que não prestaram atenção nas aulas de biologia, e que provavelmente não conhecem o experimento de Pasteur (*incentivando pesquisas no google*), o que é abiogênese. Esse termo significa algo como "origem não biológica". É o nome que se dá à antiga teoria de que a vida poderia surgir de em ambientes sem matéria orgânica. Do nada, sem meias palavras.

E de que, afinal falará esse post? Ora, de algo que garotos nerds frustrados entendem melhor que qualquer um: O valor da espontaneidade. E aqui eu falo de o quanto é importante quando alguém faz algo por você... um carinho não requisitado, digamos assim.

Deve ser lugar-comum que não é legal ter que pedir o tempo todo por atenção (e nem me parece saudável), mas eu fico com a forte impressão de que as ações espontâneas de outras pessoas acabam adquirindo um valor simbólico muito maior do que aquilo eu peço ou faço. Sei que é contraditório vindo de mim. Pode ser muito importante receber um beijo no rosto, ou um abraço se aviso. É um sinal de apreço enorme e que aparece em atos simples, que a maioria das pessoas nem percebe.

Uma necessidade infantil de se ver amado, uma certa fraqueza que nos impele a buscar aprovação do próximo, mas é uma falha boa e normal. Falta de abraços deixa as pessoas ranzinzas. Também as deixa peludas e verdes. Foi isso que aconteceu com o Grinch.

2 comentários:

Rábula disse...

não confundir nexo causal com sexo casual.

e viva a geração espontânea!!!

Comentador Fiel disse...

isso não existe, pelo menos não dos outros para o nerd.

Estranhamente os nerds tem uma capacidade de gerar carinho do nada, ou como outros chamam: burrice ou loucura.