quinta-feira, 26 de março de 2009

"Nunca olhe pra baixo"

Durante muito tempo eu imaginei que as pessoas que não eram melancólicas ou de alguma forma danificadas, simplesmente não pensavam e/ou sentiam

Eu não via como alguém pode perceber o vazio que é a existência e não se desesperar. O filósofo do martelo já havia alertado que o abismo olha de volta, mas acho que não é o próprio abismo que devolve seu olhar. É a sensação de fragilidade, é o medo do escuro e do desconhecido. Tem gente que acaba se dando conta que simplesmente não tem nada lá. Outros criam fantasmas que assombram os cantos escondidos, se alimentando de choro e auto-comiseração.

Engraçado, lembrei de Sandman, em que a personagem Desespero, olha pra nós através de espelhos e sempre que estamos em frente a um vemos os olhos do desespero nos mirando. Interessante isso, a angústia se apresenta quando encaramos a nós mesmos.

De alguma forma, entender a vida é sofrer um dano imenso e crescer é se recuperar desse dano.

Quase sempre quem morre nesse choque é a inocência, ou a esperança.
Mas de vez em quando acontece serem a arrogância e o egoísmo a se desprenderem, quando mergulhamos no escuro que é a realidade.

7 comentários:

Natália disse...

Você é muito mais profundo que eu,
eu quero só felicidade do cotidiano.
Boa comida, boa conversa, boa música, livros e um emprego legal.
Nunca perdi a esperança totalmente.
Acho que a graça da vida é preencher o vazio, ou ao menos, tentar.

John, O Lobo disse...

Primo vivere, deinde filosofare!

Não ligo qual a origem dos meus desejos e vontades, mais importante que enteder isso é ser feliz.

Boa comida, boa conversa, boa música, livros e um emprego legal estão supimpa pra mim também. Aí depois eu me preocupo com a metafísica =P

Comentador Fiel disse...

farei uma provocação, ter esperança não é esperar a sorte sorrir?

John, O Lobo disse...

Sim, por isso já falei mal dela em posts mais antigos. Esperança demais no futuro te faz esquecer da realidade de agora.

Comentador Fiel disse...

a defesa encerra.

Pequeno Grande Homem disse...

Nunca me senti tão egoísta em toda a minha vida, quanto me sinto agora. Poucas são as pessoas com quem eu me preocupo, o resto tem se tornado cada vez mais o "resto"

desabafei =x

Comentador Fiel disse...

RamX está começando a fazer a coisa certa, que não é a mesma coisa que fazer o certo.