domingo, 8 de março de 2009

Quixotesco, não?


Tenho cá meus pecados. Um dos menores deles é não ter lido Dom Quixote. Sim, segurem seus queixos, não li. Mas vi desenhos animados sobre ele um monte de vezes, serve?

O coitado do Dom Quixote me dá uma pena. Ele é sombra de um passado perdido, um reflexo de um tempo romantizado. O pobre louco vive um sonho em meio a um mundo desencantado. Não sei porque, mas simpatizo com ele.

Sabe, eu não gosto muito de otimismo nem de pessimismo. Duas religiões de fracos. Mas ao menos no otimismo iludido do cavaleiro espanhol é interessante ver a recusa por se render à crueldade fria do mundo. Como em um filme que assisti esses dias; dizem que quando a gente cresce, nosso coração morre. "Quem se importa?" perguntaram, "Eu me importo".

Tem coisas pelas quais eu vou brigar, pelas quais se deve brigar. Sob pena da mais pura covardia. E mesmo que de vez em quando os gigantes sejam meros moinhos, precisa arriscar né? Afinal, é necessário ter histórias pra contar. Se não der certo... well that's life, life sux, go on. Mas se é o que quero, tem que tentar.

Nem que seja só por amor às causas perdidas.

12 comentários:

Natália disse...

Eu acredito mais no Dom Quixote do que em qualquer religião.
Sonhos não envelhecem.

Rábula disse...

Concordo com você. Muitas vezes só nós acreditamos e lutamos por algo, o mundo inteiro é contra. E nós nos inspiramos - talvez - em pessoas que lutaram contra algo dito perdido e transformaram o ideal em concreto. E, quase nunca, lembramos dos outros milhões que lutaram e morreram no caminho. Mas não importa!

É como você mesmo disse: se é o que eu quero, tenho que tentar.

Comentador Fiel disse...

Já eu acho o pessimismo a religião dos fortes, vide Tyler Durden e sua filosofia de que "talvez Deus te odeie!"

Não que eu acredite nisso hoje em dia, mas deu uma reviravolta na minha vida uns 3 anos atrás deu.

V. disse...

muito prazer, meu nome é otário.
vindo de outros tempos, mas sempre no horário. peixe fora d'água, borboletas no aquário...
choray

Luara Quaresma disse...

Voce esta escrevendo cada vez melhor *-*

Diaz disse...

Mano. Escreve um livro de auto-ajuda que você vai ficar rico. Sério mesmo. =D

Pequeno Grande Homem disse...

Odeio gente pessimista! Mas não prefiro os otimistas, gosto mesmo é dos realistas, e é nesses que eu me incluo!

Sobre o livro de auto-ajuda...é melhor você escrever um livro de eu-te-ajudo.

Pense bem: Como que a pessoa pode se auto-ajudar, se ela não esta bem! É bem melhor VOCÊ ajudar ela com um livro de eu-te-ajudo!

Diaz disse...

ótimo comentário, o da pessoa acima. Escreva um livro de "eu-te-ajudo".

Comentador Fiel disse...

uaehuhuhuaehuaeu

me lembra um filme de um cara que ajudava as pessoas a melhorarem de vida e a primeira pergunta que ele fazia é:

"Quem dos fracassados lê algum livro de auto-ajuda?"

ps: pessimista é um otimista realista.

Rábula disse...

você agora coloca foto do che guevara no msn... comunista enrustido. É melhor sair do armário logo!!!

John, O Lobo disse...

Are U nuts?

Ilana Kenne disse...

Eu li. E não vale tanta pena assim. Dá raiva dele.