segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Boys don't cry

Garotos não choram, todo mundo já ouviu isso. São palavras cruéis, que um dia vou repetir para meus filhos também. Garotos não tem o direito de reclamar. Não existe complacência para os homens, nosso único dever é aguentar qualquer coisa e ainda fazer cara de quem não sentiu nada.

Mais ou menos assim

Ontem assisti "Closer - Perto demais". Já ouvi várias pessoas com ideias diferentes sobre o filme e o que ele diz sobre relacionamentos. Particularmente, não me surgiu nenhum esclarecimento mais profundo sobre o ser humano. Mas vi como é patético um homem que chora, que pede, que se ajoelha. Mais ainda quando é um cara com potencial.

Podem me chamar de machista, mas ainda acho que um cara tem que ser estável, decidido e forte. Não que não tenha sentimentos. É só ter uma certa consciência de que se lamuriar não resolve muitos problemas. Ele tem que estar pronto a abraçar a garota e passar alguma sensação de segurança. Ou de aguentar com resolução, também, se não houver garota nenhuma pra abraçar. Acho que nisso, antigamente, os homens eram mais homens. Não sei porque nossos pais tinham um capacidade incrível de parecerem infalíveis. Creio que muito do significado de ser um homem de verdade está aí, em passar confiança.

É por isso que sinto aversão absoluta quando eu vejo um sujeito se humilhando ou chorando pela vida que não é capaz de ter ou agindo de maneira covarde. Creio que sinto isso muito por medo de ser igual a eles. De me afirmar usando pessoas mais fracas e me dobrando ante uma vontade forte. De implorar pelo que deve ser entregue por escolha. Opa, estou caindo na minha própria armadilha de, como me diz um amigo, "absolutizar" minhas opiniões. Tudo bem, nem todo homem precisa querer ser uma rocha. Só os que valem algum respeito =)

Eu bem que gostaria de ser mais forte, de ser mais como se deve ser. Ainda sou um garoto, mas eu cresço e ainda chego lá. Minha promessa adiantada de ano-novo: prometo ser mais resoluto.

Porque um homem precisa ficar firme, enquanto o mundo todo treme.


**E essa é a cara que se faz pra nossa geração de molengas:



6 comentários:

John, O Lobo disse...

E eu vou ser o primeiro a protestar. Não sei muito bem porque, mas o texto inteiro só revela imaturidade.

Acho que esse é um assunto sobre o qual ainda devo pensar um bocado.

Henrique disse...

Eu, como um bom garoto indeciso, chorão e sentimental sinto que devo protestar aqui.

Sem dúvida as pessoas precisam ser mais firmes, mais decididas, fortes, como você mesmo disse,mas eu acho que isso eh um problema das pessoas em geral, não só dos homens, pq eu acho que essas características também são necessárias para uma mulher.

O meu protesto vem na parte "
É por isso que sinto aversão absoluta quando eu vejo um sujeito se humilhando ou chorando pela vida que não é capaz de ter ou agindo de maneira covarde", pois eu acredito que, principalmente pra um homem, eh preciso muita coragem pra chorar e não ter vergonha disso. Não defendo aqueles que agem de forma covarde ou choram pela própria inércia, mas aqueles que brigaram e, embora tenham falhado, choram pelo sofrimento da perda, que existe, mas aproveitam esse tempo para pensar e crescer e aprender com a derrota.

Resumindo mais um post desconexo: eu acho que o sofrer/chorar não são inúteis, mas parte do crescimento de cada um e parabéns para aqueles que conseguem crescer nesses momentos ao invés de se fechar no sofrimento e na própria inércia.

V. disse...

eu ia falar o que você falou no seu comentário.
então tá, tchau.

Poeta Idealista disse...

Devo protestar, porque acho lindo quando um homem chora. Embora eu não goste daquele pateta do Closer, e tenha achado o filme muito ruim mesmo. (exceto pela frase Hello Stranger que eu adoro).
Vou ter que concordar com o Henrique, quando ele diz que é preciso ter muita coragem para chorar e admitir isso. E também acredito que nada é em vão, nem o choro nem o sofrimento. Lágrimas são apenas expressões de algo incontido. É como um grito em uma montanha russa, o qual extravasa o medo ou a agonia.
Eu, particulamente, gostaria de chorar menos.

Comentador Fiel disse...

Errado, nosso pais eram tão chorões quanto a gente, na verdade até mais, só olhar as músicas que eles escutavam.

Mas não se preocupe, as crianças costumam projetar características irreais nos adultos.

Também é um erro comum achar que o sentimentalismo masculino é algo da nossa geração. Aliás, acho que ele anda até fraquinho. As pessoas já foram mais desesperadas.

E finalmente, só pra mim que parece óbvio que o cara de Closer não é chorão, e sim um chantagista profissional que sempre consegue comer a mina que ele quer?

Comentador Fiel disse...

O mais importante:

O Tommy Lee Jones está usando o "bigode elegante" do Little Big Planet.