sexta-feira, 18 de abril de 2008

Aqui, agora.

Pra começar com um pouco de iluminação, cito Buda: "Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.".

Por que isso? Não somos o resultado de nosso passado, e não estamos criando o futuro agora?
Respondo: Não necessariamente.

O passado se foi. Não pode ser mudado, não pode ser retificado. Se algo de bom nos vem do passado é aprender com nossos erros. Fora isso, viver no passado só pode trazer dor e ilusão. Ilusão principalmente. Ilusão de que poderiamos ter feito diferente, de que poderia ter sido melhor. Mas já aconteceu. Ponto. 100% de chance.

O futuro não existe. Um instante t+1 é simplesmente um ente hipotético criado com base na observação constante de que os instantes se sucedem linearmente. Mas isso vem da mais pura observação. Não há nada que garanta que esse t+1 vá existir. Não passa muito longe da fé. E pela própria observação poderíamos saber que não há certeza de futuro. Qualquer um pode morrer a qualquer instante. Ou pode acontecer algo que mude substancialmente o futuro num piscar de olhos. Podemos mesmo tentar nos basear numa idéia tão incerta e inpalpável?

O que existe é o agora. É a volatilidade do presente que você pode sentir. E aproveitar cada fugaz momento é o que eu mais quero. Embora nem sempre possa.
Temos que nos concentrar no agora, focar nossas mentes naquilo que está na nossa frente, no que estamos fazendo. Ao futuro, fiquem os grandes planos longínquos, ao passado o saudosismo.
Não me preocupo com ações de efeito incerto. Com ou sem elas o futuro é incerto. Aproveitemos então o presente, o futuro fica pra depois.

**Frase do dia: "Se você não acredita nos seus olhos, pegue com sua mão." - Filme de moral duvidosa que eu vi hoje.

5 comentários:

Rábula disse...

Mais ou menos...
Temos que sim planejar, e muito, nosso futuro. Pelo menos eu planejo. Acho que ajuda a cumprirmos nossas metas.
Mas é meio complicado, porque vivemos muito mais nos arrependendo do passado e projetando o futuro do que dando vida ao presente.

Comentador Fiel disse...

se o futuro não existe, o presente também não.

nossos sentidos demoram X de tempo para serem interpretados e levando isso em consideração, temos que o presente é P e nós vivemos no P+X, ou seja, tudo o que sentimos é passado... Tenso isso não?

John, O Lobo disse...

Se o intervalo é muito curto, ignore-o.

Sim, temos que planejar. Não ficar sonhando.
Quero ser promotor federal. Mas não fico pensando nisso. Fixei uma meta e agora me preocupo só com o caminho até lá.

Não seria P-X?

Comentador Fiel disse...

ai não vale, né cabeção?

ps:seria P ,que é o tempo presente, +X que é o delay dos nossos sentidos

John, O Lobo disse...

P+x seria o futuro.
Se vemos agora um momento no passado estariamos vivenciando um P (que é agora) -x (ou seja sentimos o passado). Se eu levo 2 segundos pra sentir algo, no momento presente estarei sentindo algo do momento P-2.
Whatever, esse tempo é tão pequeno que é desprezível.