segunda-feira, 14 de abril de 2008

Super-heróis, que piada.

Meus caros, imaginem que vocês tem o poder que quiserem.
Pode ser voar, saltar prédios, ter visão de raio-x, super-inteligência, soltar raios pelos olhos... pode ser até todos de uma vez... ah, espera, esse é o escoteiro azul.

Enfim, imaginou? Tá o que você faria então? Se tens um pouquinho de ética dirias que seria um super-herói para derrotar o vilão, salvar o mundo e beijar a mocinha.
Pois bem, pra mim isso não é ser heróico!

Esses carinhas de capa e cueca em cima da calça têm a obrigação de lutar até o fim, afinal, "grandes poderes trazem grandes responsabilidades"!

Ser um herói é lutar quando tudo está contra você. É não perder a esperança, mesmo em face do maior terror. Ser um herói é acreditar no final feliz. Por isso só pessoas comuns são heróis.
Herói é o bombeiro que entrou no prédio em chamas para pegar um bebê quando nenhum outro quis. É o cara que levou um tiro pra salvar a namorada. É o médico que mesmo depois de perder um paciente dá tudo si pra salvar o próximo. Ser um herói é colocar o outro à sua frente.

Tem mais, ninguém nasce um herói. O heroísmo é quase um estado de iluminação, uma condição em que você não sente dores, não sente arrependimento, não sente medo. É o ápice da overdose de adrenalina digamos assim hehehe. Mas Nós não somos assim. Nosso instinto é o de correr e nos proteger no buraco mais seguro, como ratos. Pra ser um herói o sujeito precisa vencer os próprios limites e isso é tão difícil, tão difícil, que o cara que consegue superar as próprias limitações já é um herói.

Agora o porquê de eu chamar os sujeitos, pouco abaixo relacionados, de meus heróis:
Não viu nada de similar entre eles? Todos eles, em algum momento, romperam as barreiras que todos em volta (e principalmente eles mesmos) levantavam. O fantasma da ópera talvez seja o mais sublime de todos. Ele era o perfeito anti-herói, mas no seu momento de vitória deixou que as lágrimas de sua amada lhe amolecessem o coração e abdicou o próprio amor para que ela fosse feliz. Enfim, pra mim isso é um tipo herói.
Eles não são meus grandes heróis, são os personagens mais simbólicos pra mim. Como eu disse, admiro como heróis pessoas comuns.

Mas isso já passou, se antes os heróis eram Solfieri e Werther (os quais eu não acho lá muito heróicos), hoje ele é o musculoso que consegue vencer o vilão com uma mão enquanto bolina (ahuahau) a mocinha com a outra. Não tem mais espaço pra heróis movidos só por sentimentos, que tiram suas forças da esperança, que mesmo derrotados continuam a avançar só com a força de vontade. Uma pena, não Frodo?

**Feliz aniversário ao site jovem nerd!!!

Frase do dia: "Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha." - Buda


3 comentários:

Comentador Fiel disse...

se eu tivesse super poderes eu seria um vilão...

que no final ia fazer um ato heróico e morrer. Típico final de filme estadounidense

Rábula disse...

Eu destruiria o mundo e centralizaria o poder :D

Comentador Fiel disse...

sem dúvidas uma boa idéia...

mas existe poder sem alguém pra você mandar?