terça-feira, 11 de março de 2008

Wise and fool

Dirigir sozinho à noite ouvindo John Denver pode produzir resultados inesperados.
O bom de dirigir sozinho é que você tem bastante tempo pra pensar. Uma coisa que me veio martelando na cabeça é uma frase do livro musashi (que eu mudei um pouquinho): Somos como as cordas de um violão; se estivermos tensionados demais, romperemos. Se estivermos relaxados demais não produziremos melodia alguma.

O que isso significa?
Se estivermos tensionados demais, ou seja, se esperarmos muito de nós mesmos, se formos muito duros e frios, acabaremos nos tornando fracos, e por fim ruiremos ante a menor dificuldade.
Porém se formos muito maleáveis, não levarmos nada a sério e procurarmos fazer só o que é prazeiroso, seremos inúteis. Apenas uma pessoa a mais pra ocupar espaço, tão importantes como uma corda desafinada.

A grande dificuldade é encontrar essa afinação, essa harmonia. Até que ponto ser rigoroso em seus ideais sem contudo se perder em legalismo? E até que ponto ser "tranquilo" com tudo, porém sem se tornar complacente com a própria pequenez?

Complicado... mais complicado ainda porque é fácil viver de olhos fechados. É tão mais simples apenas seguir o ritmo das coisas e se anestesiar... Então porque levar tanto em consideração algo ideal em detrimento da concretude que nos é oferecida? Taí um resposta que eu ainda não encontrei. Apenas prefiro ser assim.

Acredito que o primeiro passo pra encontrar essa harmonia é conhecer profundamente a si mesmo, o que você espera, quais suas capacidades e sua disciplina. Tenho me esforçado muito nisso, sempre questionando a mim mesmo e procurando compreender melhor o caos que me parece meu pensamento. Já dizia Sun tzu, "conhece a ti mesmo e ao seu inimigo, e não temerás o resultado de cem batalhas".

Repetirei como um mantra a frase daquela música tão bonitinha: "Don't try to live so wise, 'cuz you'll hate yourself in the end."

4 comentários:

Comentador Fiel disse...

TENSO! sua resposta no post anterior.

o cara que me esqueci o nome adotou o comunismo? Porque a cerveja parecia que ele já conhecia...

sobre o assunto do tópico, me disseram uma frase para me convencer de fazer dois cursos que contradiz parte de seu post:

"Quando maior o desafio, maior a vitória"

John, O Lobo disse...

Diga isso pros soviéticos.
Se tivessem ganho dos finlandeses teriam um trabalho do carvalho e ganhariam uma peninsula coberta de gelo.

Sim você está certo, mas existem batalhas que não são suas, ou que simplesmente você não está pronto pra ganhar.

Comentador Fiel disse...

Gelo já venceu grandes generais (e era uma das armas mais legais no joguinho do South Park).

sinto isso na ESCS, que obviamente não é minha batalha. Pois é... vai no PDS amanhã?

Rábula disse...

Prefiro pensar que nunca alcançaremos o que realmente desejamos. Primeiro porque não sabemos o que realmente desejamos. Segundo porque se assim o fosse, a vida não teria graça. Estaríamos com a fórmula da vida medíocre (sem conotação pejorativa) em mãos.

Penso que o prazer de viver é esse eterno contraste... 8 ou 80? E quer saber? prefiro 80! Na boa, é melhor romper do que afrouxar. Com isso, não pretendo dizer que esses questionamentos são em vão, muito pelo contrário. São de grande valia. Mas é muita pretensão essa busca para uma fórmula universal da perfeição da vida, da estabilidade.

Gosto dos nós em minha cabeça.