sexta-feira, 16 de maio de 2008

Centro do universo?? AHuahuahau

A humanidade sempre se imaginou como o centro da existência do universo. todos os povos sempre acreditaram que o lugar em que viviam era o meio do mundo e todas as religiões de certa forma colocaram o homem como o ápice da criação

Mas não somos nem um pouco significantes para o cosmo. Somos tão ínfimos que o que é infinito pra nós, nem mesmo é infinito. Infinito é uma questão puramente conceitual. Para uma formiga nosso planeta tem dimensões infinitas. Pra nós, na prática, a distância até a estrela mais próxima do sol é infinita.

A luz, que é a coisa mais rápida que conhecemos (tão rápida que levamos milênios pra perceber que ela se move), leva mais de quatro anos pra chegar até lá. É uma distância tão imensa que só podemos pensar nela em termos teóricos.

Mas e as grandes realização da humanidade no nosso planeta? Nós criamos e destruimos, temos tod o planeta nas nossas mãos. Na verdade nem tanto. Ainda somos um bocado reféns dos caprichos da mamãe natureza. Ainda vamos até bem, conseguimos nos adaptar e viver em todos os ambientes da Terra. Quase como um vírus...

Mas tudo isso que fizemos não significa muita coisa pra quem olha de fora. Se for de fora o suficiente. Hoje, se um império galático super desenvolvido olhasse na nossa direção, da distância de marte, não veria mais que outro planetinha azul. Nenhuma evidência de algo notável.

Sim, temos o poder pra destruir nosso próprio planeta. Parabéns pra nós. Mas acho que seria um pouquinho melhor ter o poder de conhecer mais profundamente o mundo a nossa volta e a nós mesmo, poder proteger a quem se ama, viajar no tempo (essa seria fantástica!)... ainda somos muito fracos e ignorantes. Temos muito pra crescer antes de exigir um pouco de atenção de alguém lá fora.

**Frase do dia: "A resposta para a Grande Questão da Vida, do Universo e de Todo o Mais é... 42." - O guia do mochileiro das galáxias

9 comentários:

Comentador Fiel disse...

viajar no tempo?

ai sim você faria (muita) diferença pro universo, destruindo a linha do tempo. =/

John, O Lobo disse...

Não necessariamente né. Nem imaginamos como viajar ao passado ainda, como podemos dizer que é possivel mudar o passado e acabar alterando nosso presente?

Como se resolveria o paradoxo de alguém matando a si mesmo no passado?

Comentador Fiel disse...

rapaz, se você acha que não dá pra mudar o passado então você acredita em destino.

contradição anyone?

Pequeno Grande Homem disse...

como ja dizia um bom professor meu de fisica "dependendo de como você trata um sistema, o infinito pode ser a sala ao lado"

porque vc axa que viajar no tempo é possivel?

Rábula disse...

Papo furado esse de destino.

John, O Lobo disse...

Acho que não dá pra mudar o passado pq ele já aconteceu oras.

Pra mim, se há alguma forma de ir pro passado, não é "nosso" passado. E sim alguma outra dimensão. Ai sim, vc mudaria o futuro daquela dimensão.

Comentador Fiel disse...

exatamente!

quando você cria uma dimensão, você muda o universo, e deixa de ser insignificante. Em última análise, segundo a quântica, até nossos elétrons seriam de fundamental importância para o universo, afinal são capazes de definir eventos aleatórios, os criadores de dimensões.

ps: sou relativista. Como saber se você cria uma dimensão na hora em que muda o futuro? Você muda o futuro na hora que volta pro passado, ou então você estava predestinado a voltar...você voltou porque tinha que voltar.

ps²: acredito que o mais provável é que a natureza tenha uma proteção contra viagens ao passado. E isso cria o destino, por mais que seja uma coisa terrível e que o Diego discorde.

ps³:"Deus não joga dados!"

John, O Lobo disse...

E quem determina isso em champz?
Vc tá imbuindo o universo de uma personalidade que é completamente impossível de verificar. Tá criando um deus.

E estamos falando em importância em que sentido? Pq se assim for, nossa importância é tão grande quanto a de um elétron isolado. Ou seja, nada especiais.

Comentador Fiel disse...

um Deus não, um sistema. Uma impossibilidade, uma trava, um firewall ou seja lá o que você queira chamar. Quase uma Matrix.

somos nada especiais sim, mas somos tão importantes quanto o resto do universo.

lembre-se do Godfather:
"todos são insubstituíveis, mas niguém é indispensável..."