segunda-feira, 19 de maio de 2008

Devaneio pseudo-religioso 1/2

Será que existe destino? Ou estamos flutuando na realidade à mercê do acaso?
é difícil pra mim negar que haja algum determinante para os eventos futuros, que não seja o próprio passado. Em diversos pontos da minha vida abriram-se vários caminhos a serem seguidos, e os que foram escolhidos sempre me levaram a lugares e pessoas muito importantes. Mas aí eu penso: e o que havia nos outros caminhos? O que eu deixei de ver e quem eu deixer de conhecer?


Pensar sobre o destino me leva a diversas contradições. Ao mesmo tempo acredito e não acredito nele. Pra mim o que acontece conosco é resultado das ações passadas. Por outro lado essa cadeia de eventos certas vezes me parece impulsionada por uma vontade alheia... mas que vontade? Deus?


Sim, de certa forma. Acredito em Deus. Não um Deus antropomórfico e pessoal, mas um "espírito de tudo", algo como uma essência, dotada de consciência própria, impregnando todo o universo. Acredito sim que tenhamos um espírito imortal, mas que isso de forma alguma nos torna especiais, pois segundo o meu pensamento, esse mesmo espírito está na terra, no ar, nas árvores. Todas as almas fazendo parte e se originando desse algo supremo.

O que eu penso como destino é esse Deus etéreo colocando elementos no seu caminho, com os quais você vai interagir e daí sairá o seu futuro. Deus te deu uma escolha, a responsabilidade é sua. E isso, meus senhores, não nos torna especiais, porque cada ser desse mundo está na mesma situação que nós.

Podem dizer que o que eu disse é bullshit. E eu não vou poder afirmar o contrário. Afinal, não tenho nenhum argumento lógico pra defender o que eu acredito. Não acho uma caminho racional que me leve até ele. Mas isso é fé. Simplesmente é o sistema que se mostrou mais satisfatório pra mim.
Não sinto necessidade de explicar tudo racionalmente. Sejam meu Deus, ou meu Amor, simplesmente acredito neles.

Amanhã: Livre-arbítrio

**Frase do dia: "Há duas formas para viver sua vida: uma é acreditar que não existe milagres. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."- Albert Einstein

2 comentários:

Comentador Fiel disse...

"Deus é um menino com uma caixa de vidro com formigas...ele não planejou nada."

eu discordo, mas a frase é boa

Bruna Pereira disse...

Eu acredito em alguma coisa, não muito naquela história toda da bíblia...
Mas é sempre bom acreditar em algo, seja o que for. E mesmo as pessoas que dizem que não acreditam em nada nos momentos de desespero se prendem a algo, normalmente Deus.