segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A natureza animada


Um post um pouquinho mais pessoal hoje...
No livro "Os sofrimentos do Jovem Werther", a natureza é retratada quase como mais um personagem. Quando o protagonista está feliz o céu é azul, quando o sofrimento do amor recai sobre sua alma o céu escuresse e a natureza parece mais fria e soturna. Andei pensando sobre isso, e fico surpreso como é comum que pelo menos eu faça ligações parecidas, entre meu estado de espírito e o mundo exterior. Depois de uma série de dias quentes e ensolarados, em que me senti mais leve, quase transcedental, hoje sobrevêm nuvens escuras no céu, enquanto meu coração se enche de dúvidas. hahaha, forçando um pouco mais o simbolismo, posso dizer que esse começo de ano com lua nova não me deixou muito confortável. Velhas superstições de um velho lobo. Achei que seria lua cheia.

Mas isso é bobagem, um enorme erro de causa de efeito, já que é natural que sintamos tristeza mais intensamente quando menos expostos a luz do sol. Mas pra que estragar com biologia um momento tão poético não é mesmo =)

*O senhor me diz não crer na existência da alma por nunca, em suas cirurgias, haver encontrado uma? E quantas memórias o senhor já encontrou? Quantos sentimentos? - Grigori Rasputin*

3 comentários:

Comentador Fiel disse...

Filosofando a marteladadas, para um radical direitista até que seu blog tem um nome bem socialista.

ps: onde você viu essa teoria de que o Ser humano fica mais triste quando menos exposto a luz do sol?

Ilana Kenne disse...

Nenhum raquítico pode ser feliz,caro comentador fiel. Sem vitamina D, sem felicidade. =P


Já para o John, é como eu sempre digo: Lua cheia mexe com as pessoas.

Numa análise científico-sarcástica,eu diria que deve ser a alteração da atração gravitacional. Ou não.

Comentador Fiel disse...

Então a vitamina D é o alcohol da alma...

Entendo.