sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Werther, um sofredor


Minha querida amiga Ilana, em um de seus comentários neste humilde blog, apresentou sua posição sobre a triste saga do jovem Werther. Apresento agora que acabei de ler, a minha.

Discordo, minha cara, quando você diz que ele não sofreu tanto. Acredito que o sofrimento dele tenha sido enorme! Por que?

Bem começa pelo fato de que a amada dele já tinha outro. Não havia apenas a rejeição, mas também a comparação que ele naturalmente fazia entre sua pessoa e a de Alberto, noivo de Carlota. Alberto era o oposto de Werther. Era racional, equilibrado, um homem de negócios, apegado ao seu trabalho e sua terra. Era o modelo de homem para a sociedade. Werther admirava Alberto por suas qualidades. Era doloroso para ele ver que o outro era uma pessoa boa e fazia Carlota feliz. Claro sempre dizemos que queremos o melhor a quem amamos, mas é inegável que é difícil aceitar a superioridade de um rival.


Temos também a própria natureza de Werther, que o impelia a "sentir o mundo" com mais intensidade, com mais paixão. Os sentimentos dele eram sempre extremados, então ele provavelmente sofreu muito além do que mostra o livro. Aliás Goethe diz isso claramente em algumas passagens quando diz que palavras não são suficientes para exprimir tudo o que Werther sentia.

Depois, temos a questão da proximidade aliada à distância de Carlota. Werther a via todos os dias, e ela fazia questão que o jovem a visitasse diariamente. Em contrapartida, Werther não podia tocá-la, não podia beijá-la. Ele apenas podia admirar de longe. Carlota estava perto, porém longe demais. É difícil explicar, mas um amor assim, muito intenso, pode gerar dores incríveis.

Porém, devo dizer que pra mim Werther foi fraco e egoísta. Talvez não fraco, pois é difícil dizer a intensidade que as dores de amor podem atingir. Mas egoísta ele foi. O suicídio pareceu para Werther uma libertação de sua dor, porém ele não levou em consideração a dor que sua morte causaria em Carlota e nas crianças. Será que existe um sofrimento tão forte que leve um homem a escolher acabar com a dor passando o fardo para aqueles que ama? Se há, felizmente nunca provei.


Por fim, o motivo final que fez o jovem enfim se decidir pela morte foi a disposição de Carlota a não vê-lo nunca mais. Werther pode finalmente sentir os lábios de sua amada, tocar-lhe as faces e deitar a seus pés. Porém o preço a pagar seria perdê-la definitivamente. Foi nesse vazio anômico que brotou no coração de Werther a resolução de acabar com a própria vida. Afinal já vislumbrara o paraíso, e entre viver sua perda e morrer com essa lembrança, preferiu a segunda opção.
Infelizmente, uma morte ignóbil, pra alguém que viveu tão intensamente.
Werther, um jovem egoísta, que viveu e morreu por amor.


**Pensamento do dia: "É certo, afinal de contas, que neste mundo nada nos torna necessário a não ser o amor." - Johann Wolfgang Goethe