segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Aventuras no Tribunal #2

Hoje, em um raro momento de ócio, peguei um processo e parei pra dar uma olhada. A família de uma garotinha brigava para que o governo estadual arcasse com os remédios que a menina precisava para sobreviver. A garota é portadora da Síndrome de West, alimenta-se por sonda e respira com a ajuda de aparelhos, porque o caso dela é aparentemente mais grave que o normal.

O Advogado da garota fez um defesa que eu, consciente da minha ignorância, achei muito bem fundamentada e verossímil. Baseia-se no Direito à vida, à saúde (competência de todas as esferas do Estado) e à dignidade humana. Pura aplicação da constituição, em toda sua beleza =D
O governo, por outro lado, defendeu-se alegando que o estado não tinha legitimidade para ser o pólo passivo na contenda, já que garantir o Direito à saúde é dever também dos governos federal e municipal.

É isso, enquanto uma garota sofre, o governo empurra o problema de uma esfera pra outra. Detalhe, o processo corre pelo menos desde 2006. Fico indignado com esse Estado corrupto, gordo, que suga nossos impostos e não dá nada em troca.
Mas cuidado com o que dizem. O gustavo agora é médico do governo, defende o SUS com unhas e dentes. Se falarem mal do Estado perto dele é capaz de receber uma visitinha da KGB, NKVD, ou seja lá qual é a polícia política que age no país.

4 comentários:

Comentador Fiel disse...

Olha lá, escreveu meu nome em letra minúscula...

Vamo que vamo, manda ela pra Inglaterra, país de primeiro mundo, fila maior que a do SUS do Brasil, só que virtual.

Ou então pros EUA, mas só se ela tiver um plano de saúde. Se não ela volta pra casa. Mas tem um jeito, hipoteca a casa, o carro, e todos os bens, porque o remédio de graça ela não vai conseguir.

Você sabe o que é Síndrome de West?
Provavelmente não sabe, caso contrário saberia que caso grave é pleonasmo e que o medicamento, pasmem, é fornecido pelo governo, mas pra infelicidade da garota, o ACTH é um medicamento trunfo na Medicina e serve pra meio milhão de doenças, tipo um tylenol super poderoso.

Fora que conheço casos de doenças menos graves que conseguiram medicamentos e até procedimentos em hospitais particulares em muito menos tempo, até porque os hospitais particulares fazem parte do SUS.

Eu entendo você cara, afinal as pessoas acham que os médicos tem que curar tudo.

Enfim, não defendo o SUS com unhas e dentes, acho bobagem você me acusar dessa maneira. Até porque ele tem muitas falhas, como por exemplo deixar de lado grande parte das doenças não-curadas por Tylenol, mas é um sistema público descente, que atinge boa parte das espectativas. A questão é que as pessoas fantasiam o sistema público de saúde do exterior e acha que o do Brail é imprestável.

Comentador Fiel disse...

Além disso ele ainda podia ter citado a lei 8080/90 com os princípios do SUS como a Eqüidade e a Universalidade.

John, O Lobo disse...

=)
Pleonasmo? Bom, se mantida sob controle a doença não pode ficar no estágio inicial se resumindo a espasmos curtos, bem menores que os de outros tipos de eplepsia?
Desculpe se eu estiver errado.

É uma doença sem cura comprovada, os remédios totalizam um valor de menos de 500 reais. Se receber os remédios mensalmente os espasmos podem ser reduzidos significativamente, mas ela precisa de uma acompanhamento médico constante, já que os corticóides são bem fortinhos pra uma criança.

Sim, o medicamento é fornecido pelo governo, mas não está sendo oferecido para essa garota. E se o remédio é tão útil assim, pela lógica deveria ser comprado em amiores quantidades não é? Se bem que é complicado, tendo em vista que 25% da verba do SUS acaba desviada.

E a ineficiência dos outros não é desculpa pra nossa.

"Fora que conheço casos de doenças menos graves que conseguiram medicamentos e até procedimentos em hospitais particulares em muito menos tempo, até porque os hospitais particulares fazem parte do SUS."
Eu já peguei antibiótico em posto de saúde, e daí? Não deveria ser o contrário? Doenças graves receberem remédios mais rápido?

O fato é que o sistema público de saúde do Brasil é ruim. Tão ruim que já chegou a justificar uma intervenção federal no Rio de Janeiro. Não sei como é a saúde nos EUa ou Inglaterra. Sei que já fui no hospital regional da ceilândia, samambai e taguatinga. E não sao locais pra onde eu ficaria feliz em ir. (Em quem ficaria né?)

Não acho que os médicos tem que curar tudo. Acho que o governo tem que garantir um acesso digno à saude.

Ilana Kenne disse...

É tudo culpa da herança do processo romano, de acordo com o Ítalo. ;)