quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Provando

"Nunca rejeite antes de provar."

Sobre esse assunto, a jurisprudência ainda diverge. Não sei, caro comentador, se já discutimos isso, mas eu discordo dessa sua teoria. É igual ao comunismo. Em um mundo ideal, seria perfeito, mas a vida é um pouco mais complexa.

Enfim, nos sentimos atraídos por alguém em dois casos:

a) O outro corresponde ao ideal que criamos de companheiro. Ele concentra, em todo ou pelo menos em boa parte, as virtudes que achamos desejáveis em alguém. É o par perfeito

b) Algum critério misterioso, como a sua situação emocional, a intervenção divina, ou o alinhamento do sistema solar fazem que você goste da outra pessoal, sem explicação, sem entender. É o que os mangás e novelas mexicanas chamam de amor verdadeiro.

Absolutamente todo relacionamento afetivo se encaixa em uma das duas alternativas acima. Mas se alguém que gosta de você mas não se encaixa nem em a), nem em b), como faz? Não faz. Você dá um fora, a pessoa chora, a vida segue. Talvez, com sorte, um dia a situação possa mudar, mas até lá... Achou que ia ser moleza jogar esse jogo?

Mas você podia me dizer: "Mas porque não dar uma chance para a pessoa, e ver se ela não acaba se enquadrando em a) ou b)?". Sinceramente não sei. Aí eu me complico! Porque eu já cobrei posições parecidas, embora não acredite que seja honesto ficar com alguém sem querer, só para dar uma chance. Acho que o afeto de outra pessoa deve ser conquistado, embora eu mesmo seja um retumbante fracasso nessa área. Claro que é interessante abrir espaço pra outra pessoa mostrar aquilo que ela pode ser. Mas não se entregar imediatamente apostando em algo que não quer.

Na verdade não tenho argumento nenhum para refutar essa idéia. Só posso dizer o que eu digo diante de tudo pra que eu não tenho reposta satisfatória: É complicado.

3 comentários:

Comentador Fiel disse...

já discutimos sim, ou então você seria um vidente por prever isso:

"Mas você podia me dizer: "Mas porque não dar uma chance para a pessoa, e ver se ela não acaba se enquadrando em a) ou b)?". "

E champz, não existe argumentos para refutar opiniões. Elas são verdades absolutas, pelo menos para a pessoa. Cada um acredita no que quer, e eu não quero para os outros as coisas ruins que aconteceram comigo.

John, O Lobo disse...

Vc está certo. Cada uma escolhe sua verdade.

Mas eu não consegui escolher a minha. Fico feliz em ver que você tem algo que eu não tenho, uma opinião.
E isso, aplicado a minha vida, gera um paradoxo engraçado.
Uma verdade de pé sobre a própria cabeça.

Nanda disse...

Discutir esse tipo de coisa entretém, mas é como discutir o sexo dos anjos.

As pessoas precisam dar mais chances pro tempo agir, pro tempo curar, pro tempo fazer o mundo dar voltas...