segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Dualidade na unidade

Minha tristeza não é existêncial, ela tem uma essência. Essa apatia falsa que eu carrego, fingindo indiferença a mim mesmo tem um motivo. Apatia é a ausência de paixões, o esvaziamento de todo sentimento. Mas em mim, pelo contrário, um turbilhão de paixões briga com uma razão rigorosa e formal. Estou perdido porque sou dois mas sou um só.

**********


Já me disseram: "Gosto desse seu jeito, tipo... um lobo solitário"
É sou um lobo. Um lobo sem moral, sem freios. Um ser passional, que age movido pelos sentimentos fortes do momento. Que quer explodir em choro, quer se afogar no riso. Sou ímpeto, sou ação, o amor gerado espontâneamente.
Esse é realmente um animal solitário. Solitário porque basta a si mesmo. Ele é orgulho. Está consciente de sua superioridade. Petulante e cheio de si.
Mas também é honrado, guarda a fé e a virtude. É, talvez, sinal da busca pelo divino.

"A falta de coragem é a raiz das minhas dores"

***********


Já me disseram: "Você é um cara frio, não gosto disso"
Sim, sou um homem frio, racional, sem-graça. Um citadino fracote, inseguro e desonesto. Sou moderação, medo de errar, cautela. Meticuloso e calculista. humildade inverossímil e covardia.
Mas sou a consciência, o repúdio pelo mal, a vontade de ser cada vez melhor. Eu critico, observo, questiono.

"Meus erros e pecados são a raiz das minhas dores"

***********

Essa dualidade inexistente me atormenta há tempos. Quem vai ganhar, o lobo ou o homem? Mais importante, quem deve ganhar? Talvez nenhum dos dois. Sou um, e apenas um. Essa divisão entre corpo e alma, mente e coração, só causa confusão e fraqueza. Meu ser completo é imenso. Dividido o que me resta?

Querer vomitar meu coração toda vez que vejo alguém.

11 comentários:

Comentador Fiel disse...

dialética, dialética

Nanda disse...

Eu sou a favor da unidade so sistema jurídico e do próprio homem...

"Eu sou o tenebroso
[...]
O abandono desconsolado
o sol negro da melancolia
[...]
Eu sou nada e é isso o que me convém"

Lobão =D

Unknown disse...

Vamos dizer que você contempla a vida racionalmente, olhando por outro lado acho que não tem nada de errado nisso, é claro, se você não exagerar.

John, O Lobo disse...

Dialética pressupõe ideologia, Champz.
E citando o rábula: "Ideologia, eu quero uma pra viver".

Ou citando a jurisprudência do blog, procure por "A medida das coisas".

John, O Lobo disse...

O que será que me detém?

Bru, eu sou exagerado.

Lecram disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comentador Fiel disse...

porque cara?

dialética é o confronto de duas idéias para obter uma síntese.

Rábula disse...

barroquíssimo esse post.

Estou sumido, mas ai uiu bi béqui.

beijomeliga

Bruna Pereira disse...

é ai que você se dá mal...
Eu acredito que você ainda vá conseguir melhorar isso John, sério mesmo.

John, O Lobo disse...

Pq pra conseguir síntese, champz, vc precisa pegar o que é bom de cada lado. Mas como dizer o que é bom em cada lado? É preciso "valorar valores", e isso é ideologia.

Fabi disse...

é dificílimo ser invisível e dual.
to começando a achar que somos irmãos. hauhauahuha