segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Soltando farpas sem querer

Há muito tempo, optei por uma visão de mundo um tanto quanto estóica. Que as coisas tinha de ser difíceis e que se eu resistisse, sofresse e lutasse até o fim, as coisas dariam certo. Enfim, não mudei muito de idéia não.

Esse pensamento acabou me fazendo uma pessoa dura, que exige demais de si mesma (embora não tenha muita força de vontade pra cumprir as exigências). Me tornei meu próprio carrasco de tal forma, que aprendi a condenar qualquer forma de reclamação contra a vida. Esqueci que a decisão de aguentar serenamente qualquer coisa, decisão várias vezes esquecida, era só minha. Acabei oferecendo palavras duras à corações machucados. Desculpem.

Entendam, eu sempre relacionei pessimismo à covardia. Pois se o otimista age se iludindo, o pessimista nada faz, porque acredita que vai dar errado. Perdão, mas a visão que sempre tive dos pessimistas é a de pessoas fracas que sentem-se mais confortáveis culpando a vida e o destino por suas dores do que resolvendo os problemas concretamente. O que sustentou muito essa visão foi perceber que pessoas que se dão bem nunca são pessimistas. Acho que o importante não é ser otimista ou pessimista, e sim encarar suas chances reais. E quando possível mudá-las.

Talvez seja fácil pra mim pensar assim. Eu tenho praticamente tudo que me é desejável e me sinto bastante confortável comigo mesmo em vários aspectos. Desse jeito não é muito complicado achar a vida boa. Mas enfim, é o modo como sempre pensei. Porém, respeito vocês e entendo as tristezas. Desculpem a intolerância.

15 comentários:

Comentador Fiel disse...

acho que duas frases resumem bem o que é ser pessimista:

O pessimista nunca se decepciona

e (vigança contra a frase do Churchill que todo dia você me fala)

Se um homem é pessimista antes dos 48 ele sabe demais, se é otimista depois disso, ele sabe de menos.
Mark Twain

o pessimista não culpa só a vida gatinho, ele culpa também a si mesmo, aos outros, ou seja, o responsável.

ps:bônus comunista

Sou pessimista pela inteligência, sou otimista pela vontade.

Gramsci

Comentador Fiel disse...

"carried out a series of rocket acceleration tests at Holloman Air Force Base, then returned to California to pursue a career in aircraft cockpit design for a series of private contractors. He worked on crew escape systems for some of the most famous experimental aircraft of the 20th century, including the F-4 Phantom II, the XB-70 Valkyrie, the SR-71 Blackbird, the B-1 Lancer, and the X-15 rocket plane. During the 1960s, he worked on safety and life support systems for Project Apollo, and ended his career with work on pilot safety and computerized operation systems on the Apache helicopter."

essas são as realizações de um pessimista que ciou uma lei bem famosa, acho que o nome dele era Murphy... teve filhos, e viveu feliz.

pessimismo é diferente de fracasso, e mais diferente ainda de felicidade.

John, O Lobo disse...

Enfim, cada um vive como quer. Se as pessoas acham que viver sofregamente reclamando as faz felizes, quem sou eu pra dizer que estão erradas.

John, O Lobo disse...

E como ele culpa o responsável se ela culpa alguém antes de algo acontecer? Vidência?

Pequeno Grande Homem disse...

kkkkkkkkkkkkk

vc andou partindo corações!?!?

tipo..aqueles que tem o resto da vida pra sair com você!?

Rábula disse...

Uhul, e dá-lhe Joe. Quando li o post passado eu disse pra mim: - Certeza que esse viado vai fazer um post emo agora. Pra morder e assoparar.

Me enganei heuehuehu as pessoas vivem nos surpreendendo.

Mais uma vez direi que assino embaixo de tudo.

Não é o que você faz e sim o que você acredita que pode fazer.

Comentador Fiel disse...

Me diz quando eu reclamei com você pessoalmente da minha. Eu sempre sou o bobão que está sempre falando sobre assuntos sem importância, justamente pra isso.

Lembre-se que o blog é um diário, aliás, penso seriamente em criar um blog secreto e me perder lá dentro, pra evitar conversas de surdos.

Li três vezes e não entendi o segundo comentário.

John, O Lobo disse...

Uai a discussão era sobre você?
HAuhau

Esse post foi pra várias pessoas que eu conheço. Distribuo farpas fartamente (Como percebido pelo coment-alfinetada do jovem e apaixonado ramx). E a história do pessimismo achei que era um retorno de um assunto recorrente já. To falando de você não Champz, que nunca reclamou mesmo comigo, e sim de 90% da população que acha que reclamar da vida e chorar resolve os problemas. E eu não me excluo totalmente desse grupo.

O objetivo desse post era mais pedir desculpas pela forma dura como eu respondi certas pessoas que precisavam só de apoio.

Rábula disse...

Tipo no dia em que eu conversamos poucos dias depois do resultado do vestibular pra você me dar uns conselhos e... foram uns conselhos bem... carentes daquela motivação que se espera de um amigo nessas horas hauhauahuaha

Mas valeu a intenção, de verdade. De tudo eu tiro uma lição!!!

Enfim né, esse é o John. Eu me amarro.

Comentador Fiel disse...

Pegava o Jonh Fácil, mas ele não me dá bola, ainda senta longe de mim na hora da aula.

Unknown disse...

é legal ver seu lado mais humano uhu

Mandy disse...

ele tem vergonha de assistir aula com calouro... huauhahu
até parece!!!
John, eu também não reclamo mais com vc.... uhahuahu... pq eu acho que ainda vou reclamar?
Admiro sua forma de viver a vida, mas convenhamos que às vezes não é assim tão fácil
bjos

Fabi disse...

é, eu também sou assim.
e detesto ver pessoas reclamando da vida.

Pequeno Grande Homem disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

lembre-se meu caríssimo lobo, o "mundo da paquera" é um mundo comunista =D O que é meu é seu, o que é seu é nosso, e o que é nosso o governo um dia toma =P

Jananá disse...

sou uma pessimista chorona potencial alcoolatra , sempre reclamo da vida com você e você nunca foi grosso comigo. Também se fosse eu mandava vc ir tomar no cu rs *VULGAR*
ai não pq ficar discutindo via comentários de blog ? pqp vou falar com vc no msn oi sou insana