segunda-feira, 14 de julho de 2008

1968 - Assim se faz história!

O nerdcast dessa semana foi sobre guerra do vietnã, eu assisti platoon e estou ouvindo Janis Joplin. To na pegada dos anos 60, diria o comentador mais confiável.


1968 foi um ano que com certeza vai estar nas linhas do tempo que meus tataranetos farão de cartolina e papel celofane do futuro. Foi um ano em que a maior potência militar do mundo enfrentava um bando de camponeses descalços (levando armas soviéticas)... e perdia! A operação Rolling thunder completava 3 anos e quase 1 milhão de toneladas de bombas já haviam sido jogadas sobre o vietnã do morte. Mas como se derrota um inimigo invisível? Não dá pra lutar se você sequer sabe o seu objetivo ou em que direção combater.

_ Padmé is dead.
_ Noooooooooooooooooooo!!!!!

Foi um ano em que as pessoas contestaram os padrões sociais, a tradição e os costumes. Nesse ano as pessoas saíram às ruas pedindo justiça e igualdade. Elas finalmente conseguiram acreditar que o mundo poderia ser melhor e que a verdadeira revolução começaria dentro de cada um.

Protestos contra a venda da Atari

Alguns malucos decidiram que só precisavam de amor, e com muito LSD e ao som de uma música feita "pra dar vontade de trepar" eles trouxeram pro ocidente os ideais de paz e fraternidade da filosofia oriental. Claro que como todo bom ocidental eles deturparam isso e usaram como desculpa pra transar feito cachorros. (brinks!........Ou não) Woodstock viria logo, logo. Psicodelia pura.
Típicos hippies


No Brasil, a ditadura mostrou sua face mais cruel e sacrificou de vez a fachada democrática que ainda carregava. Foram os anos de chumbo. Enquanto o mundo corria atrás de um sonho, o Brasil vivia um pesadelo. Ou não né, afinal o AI-5 foi diretamente ruim para a oposição (que em muitos casos queria uma ditadura stalinista aqui). O povo mesmo não se importou lá tanto. Era mais legal ouvir a Jovem guarda, a curtir a tropicália, Roberto Carlos de gola rolê.

O rei, mostrando seu estilo

Enfim, foi um ano de idealismo, de romantismo, de luta. Foi um ano que uma centelha de fé se acendeu pelo mundo. Por um segundo acreditamos em um sonho. Mas acordamos. E vimos que muitos daqueles sonhos eram vazios. Motivados por sentimentos lindos, com certeza. Mas um tanto infantis. A Aids acabou com o amor/sexo livre dos hippies, o consumismo e o individualismo destruiram os ideais de justiça social dos jovens de paris. Um general que gostava de cavalos, um maranhense de bigodes e um playboy que andava de jet-ski acabaram com a fé dos brasileiros na liberdade. Mas o importante é que por um momento, nós acordamos.

Frase do dia: "Sejamos realistas, desejemos o impossível." - John someone

6 comentários:

Nanda disse...

Olha só, até o avô da Amanda foi mencionado nesse post! Huhauahuhauhha!

Ótimo post, Johnzito.

John, O Lobo disse...

Hoje é dia da queda da bastilha.

Angel disse...

És o Jonh com certeza.
hauauhaauaauhua

Comentador Fiel disse...

Meu Deus!

A Amanda é neta do Roberto Carlos?

Unknown disse...

Eu tenho um óculos daquele hauhaua. off ¬¬'

Mandy disse...

não, Gustavo, sou neta do Sarney
adorei o post também... caraca, como eu tenho muito o que ler