quinta-feira, 17 de julho de 2008

A medida das coisas.


As pessoas criam pequenos preceitos gerais para serem seguidos nas mais diversas situações. São pequenos dogmas, pílulas de filosofia pré-fabricada, usados como parâmetro na hora de tomar decisões. Dizemos coisas do tipo: " O amor tem que ser de tal jeito...", "Preciso ter essa postura específica quanto a vida..." ou "A coisa certa a se fazer deve ser sempre assim".

É difícil explicar. Falo de nossas resoluções, em que basicamente tentamos definir o que é certo. Bom, eu sempre andei atrás dessas "leis morais". Sempre passei muito tempo pensando e pensando, sobre a essência do comportamento e qual a maneira correta de agir, em relação ao mundo e à mim mesmo. Eu tentei criar máximas pra me guiar. Tentar aprender com grandes pensadores, com amigos, com desconhecidos. Tentei misturar tudo e fazer um exercício dialético.

Mas só agora eu tive a percepção, tão óbvia, de que não há máximas que abarquem toda a realidade. A vida tem muitos aspectos, e é uma função de infinitas variáveis. É impossível reduzí-la a um sistema de pensamento fechado e conseguir um resultado satisfatório. Em suma, não dá pra manter posições fixas e ser feliz. Talvez a única lei fixa seja a de que viver é estar sempre medindo, ponderando.

Descobrir a medida das coisas, aí sim está a sabedoria. Saber a hora de avançar, de retroceder. Saber se impor, saber ceder. Há momentos para o orgulho, há outros para a humildade. às vezes toda a empatia do mundo é necessária, às vezes temos que ser frios. Nossos gostos devem ser moldáveis. Aliás, já são. Levando em conta que não controlamos realmente os padrões do que nos atrai ou não. Eu nunca fui capaz de eleger preferidos, em nada. Hoje já não sou mais capaz sequer de dizer as características do que me interessa. Mas pra que me preocupar, se "nem os santos têm ao certo a medida da maldade"?

Portanto, não vou mais atrás de receitas para viver corretamente e me aperfeiçoar. O melhor guia para uma condição mais "refinada" de ser é o bom senso na hora de se posicionar ante as situações, idéias e tudo mais que aparecer. A resposta na verdade eu já tinha há muito tempo. A boa e velha Aurea mediocritas!

Frase do dia: "Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?" - Livro de Eclesiastes 7:16-17

3 comentários:

Ilana Kenne disse...

John, esse foi um drama que eu vivi muito tempo, tb. Até que um dia eu percebi que as coisas não tem fórmulas, e passei a dizer pra mim mesma em mantra: "Ilanas, as coisas não acontecem em fórmulas, as pessoas não agem sob fórmulas". Hoje ach que já me conformei. Às vezes penso que isso tem a ver com a minha falta de espírito aventureiro, com a vontade de que tudo seja o mais cômodo e previsível possível.

Ilana Kenne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comentador Fiel disse...

Alguém anda lendo Warat aqui.