sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nota #12 ou "Morde e assopra"

Dizem que o primeiro alvo de uma crítica é o próprio crítico. Faz sentido, se pensarmos que, diversas vezes, quando algo nos incomoda em alguém é porque vemos nossos próprios defeitos refletidos naquela pessoa. Ou pelo menos os defeitos que nos tememos possuir.

Eu critiquei o coringa, mas porque temo negar a realidade como ele faz. Temo não ser firme e racional quando tiver um dia realmente ruim.
Critiquei pessimistas, porque tem dias que eu acordo com uma quase certeza de que a vida é uma droga e me nega o que eu acho mais importante. De uma só vez, vejo todos os meus defeitos e observo qualquer esperança ruir como um castelo de cartas, sucumbindo diante do vento da realidade. Dias em que os sorrisos morrem fácil.
Critiquei as feministas... não, critiquei só porque elas são mal-comidas mesmo.

5 comentários:

Rábula disse...

"quando algo nos incomoda em alguém é porque vemos nossos próprios defeitos refletidos naquela pessoa. Ou pelo menos os defeitos que nos tememos possuir."

Prefiro a idéia de que a crítica é muito mais um medo de algum dia possuírmos aquela característica. Algo como você enxergar o outro e dizer "jamais quero ter esse atributo", à ponto de, por vezes, te dar ódio quando tal defeito é manifestado.

Sei lá, mas não creio que alguém critique o outro tendo o mesmo defeito. Bom, talvez sim. Mas que seja um defeito reconhecido pelo próprio autor da crítica e que este viva em constante processo de auto-policiamento.

Aí você dizer que já viu isso acontecer milhões de vezes. Eu também. Mas temos uma linha tênue que separa a falta de auto-conhecimento da hipocrisia.

Rábula disse...

"Critiquei as feministas... não, critiquei só porque elas são mal-comidas mesmo."

Você é realmente um changeman.

Pequeno Grande Homem disse...

vc precisa de amigos!!

Comentador Fiel disse...

normal, normal, tem dias que acordamos otimistas, tem dias que acordamos realistas.

ps: tô de brinks realismo é parecido com pessimismo, mas não é igual.

Jananá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.